Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

O Governo do Estado por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), vinculado a Secretaria da Agricultura e Pecuária, vem desenvolvendo um importante trabalho, em todas as regiões do Estado, visando à diversificação e o fortalecimento da agricultura familiar. Trata-se da elaboração de projetos voltados ao crédito rural.

De acordo com a gerente de crédito rural, Ana Luiza Rodrigues Lobo, o Ruraltins já elaborou em 2014, até agora, mais de 1.100 projetos de crédito, sendo que os agricultores familiares contrataram R$ 35 milhões nas diversas linhas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), além de outros tipos de financiamentos, junto ao Banco do Brasil e Amazônia, instituições financeiras que disponibilizam os recursos.

“O agricultor, conforme a sua demanda, pode investir o dinheiro nas operações de custeio, infraestrutura, nas cadeias produtivas, dentre outras necessidades, sempre de acordo com o projeto apresentado. Todo processo tem acompanhamento técnico do Ruraltins”, frisou a gerente.

Mudança de vida

O agricultor familiar, Adadie da Cruz Santos, 41 anos, é um desses agricultores, que há 13 anos, mora com a mulher e os três filhos da chácara Mundo Novo, localizada a 24 km de Palmas. A propriedade tem uma área total de 4,85 hectares, sendo 1,5 hectares destinados à produção de hortaliças folhosas como alface (cinco variedades), salsinha, coentro, cebolinha, couve, rúcula e rabanete.

Para garantir a agilidade, a diminuição da mão de obra e o aumento da produtividade, o agricultor decidiu investir na compra de um trator, para preparar a terra. A aquisição foi feita por meio de projeto elaborado pelo escritório local do Ruraltins, em Palmas, para o Pronaf Mais Alimentos, umas das linhas de crédito do programa.

Adadie da Cruz ressalta que a partir de então sua realidade mudou. “Antes da aquisição da máquina levava uma semana para implantar 20 canteiros, hoje gasto uma hora para realizar o mesmo serviço”, avaliou, acrescentando que cultiva cerca de 80 mil pés de hortaliças na propriedade dele, que são comercializados nas feiras livres da capital. 

A realidade do produtor de hortaliças, Adadie da Cruz, é o retrato da vida de milhares de agricultores familiares tocantinenses, assistidos pelo Ruraltins, que por meio do crédito rural, vêm colhendo ótimos resultados no campo. De acordo com o extensionista, Dário Bezerra, a aplicação dos recursos e o investimento em novas tecnologias, garantem a independência e a melhoria da qualidade vida dos agricultores. “A parceria entre o agricultor e extensão rural tem possibilitado essa mudança de vida no campo, agregando valor a produção e gerando emprego e renda”, disse.

Pronaf

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) financia projetos individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária. O programa possui as mais baixas taxas de juros dos financiamentos rurais, além das menores taxas de inadimplência entre os sistemas de crédito do País.  Para obter o financiamento, o agricultor deve procurar o escritório do Ruraltins, mais próximo da localidade onde reside, munido de documentos pessoais e da propriedade.

Para todo o Brasil, de acordo com o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) o crédito para a safra 2014/2015 será de R$ 24, 1 bilhões – o maior volume da história. (Ascom Ruraltins)