Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O grupo de apoios e partidos que apóiam a candidatura do presidenciável Aécio Neves (PSDB) farão um evento nesta quinta-feira, 16, a partir das 16 horas no auditório da Associação Tocantinense dos Municípios -ATM em Palmas. Na oportunidade estarão lideranças nacionais que também apóiam Aécio como o deputado federal Paulinho da Força, presidente nacional do Solidariedade. Estarão reunidos prefeitos e vereadores.

Segundo informou um dos apoiadores da campanha de Aécio no Tocantins, senador Vicentinho Alves (SD) na ocasião estarão reunidas todas as forças políticas que aderiram a Aécio. “É uma campanha de apoios heterogêneos de todos os partidos exceto o PT. Além de apoiador, sou amigo pessoal dele e há um ano deixei a base do governo. Aqui no Tocantins vamos ganhar eleição nesse segundo turno o clima Pró-Aécio vai garantir uma votação expressiva no Estado”, disse. No primeiro turno Dilma venceu com 51% dos votos no Tocantins.

Num vídeo que Aécio fez pedindo o apoio dos tocantinenses para sua candidatura ele fala em refundar a federação o que, segundo explicou Vicentinho, uma das propostas do tucano é fortalecer o pacto federativo para valorizar os municípios. “Para que os municípios sejam efetivamente reconhecidos”, completou.

No Tocantins, alguns políticos como os deputados estaduais Sargento Aragão e Eli Borges, ambos do Pros, já declararam apoio a Aécio.

Sobre as adesões a Aécio o presidente estadual do PT, Julio Cesar Brasil disse em entrevista ao Conexão Tocantins na última semana que os apoios não significam transferência de votos. Ele garantiu ainda que o governador eleito Marcelo Miranda (PMDB) vai conduzir ações de campanha em prol da reeleição da presidente Dilma Rousseff.

Primeiro turno

No primeiro turno na capital Palmas a candidata Marina Silva saiu vitoriosa com 44.602 votos que representa 34,68%, depois Dilma Roussef com 43.445, 33,78% dos votos, e Aécio Neves em terceiro lugar com 37.145 votos com 28,90% dos votos. Em Araguaína Dilma teve 33.219 que representa 43.24% dos votos em segundo Aécio com 29,98% já Marina Silva teve 24,28%.

Na terceira maior cidade do Estado, Gurupi, Dilma teve 41,30% dos votos, Aécio 36,61% e Marina 20,35%.