Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

As pesquisas foram embasadas em observações e coleta de dados feitas dentro do Hospital Geral de Palmas e o Hospital Dona Regina

As pesquisas foram embasadas em observações e coleta de dados feitas dentro do Hospital Geral de Palmas e o Hospital Dona Regina Foto: Elson Caldas

Foto: Elson Caldas As pesquisas foram embasadas em observações e coleta de dados feitas dentro do Hospital Geral de Palmas e o Hospital Dona Regina As pesquisas foram embasadas em observações e coleta de dados feitas dentro do Hospital Geral de Palmas e o Hospital Dona Regina

Os resultados de pesquisas científicas que utilizaram hospitais do Tocantins como campo de observação serão apresentados nesta quarta-feira, 15 de outubro, na Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde (ETSUS). A apresentação faz parte da programação da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Segundo a responsável pela Assessoria de Ciência, Tecnologia e Inovação da ETSUS, Karina Maschietto de Lima, as pesquisas foram desenvolvidas por estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) com supervisão de profissionais da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau).

As pesquisas foram embasadas em observações e coleta de dados feitas dentro do Hospital Geral de Palmas e o Hospital e Maternidade Dona Regina, em Palmas. Segundo Karina, os hospitais se tornaram cenário de estudo científico realizadas por pesquisadores do Tocantins, que buscaram aplicar métodos de investigação científicas aos ambientes hospitalares.

Entre os temas de pesquisas desenvolvidas estão o perfil de resistência a antimicrobianos, análise de microorganismos encontrados em maçanetas de portas, prevalência de microorganismos presentes em macas e mesas cirúrgicas, entre outros temas.

Segundo ela, os trabalhos são extremamente úteis pois permitem acesso a resultados de  pesquisas científicas podem ser aplicadas no dia a dia em  benefício dos profissionais de saúde e de comunidade.