A Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal de Saúde concluiu o trabalho de Pesquisa Triatomínica - Busca Ativa da Doença de Chagas na zona rural do município. O trabalho foi realizado no período de 20 de julho a 30 de setembro.
As busca foram feitas em 110 propriedades nas regiões de Praia I, Praia II, Porteira I, Porteira II, Bananal e entorno do Trevo da Praia, bem como, no Assentamento Vale Verde, região do Cafezinho, 12 de Outubro, saída para o município de Dueré e no Parque Industrial. O trabalho resultou na localização de apenas um barbeiro da espécie P. Geniculatus-01.
De acordo com Danyella Araújo, responsável administrativa de Dengue, Febre Amarela, Chagas e Malária da Secretaria Municipal de Saúde, não houve nenhuma alteração no quadro chagásico do município do ano passado para esse. “Continuamos somente com os 06 pacientes com soro reagente para a doença de Chagas, diagnosticados naHemorrede e desses, 04 vieram de outros municípios”, destacou.
Ainda de acordo com a Danyella Araújo, houve uma facilitação na realização da pesquisa desse ano, já que a população está mais consciente quanto a atuação das equipes de saúde e isso foi fundamental para o sucesso do trabalho realizado.
Agora, as buscas também continuam sendo feitas da zona urbana de Gurupi, onde não foi encontrado nenhum barbeiro até o presente momento. Ainda assim Danyella Araújo ressalta que caso alguém seja surpreendido com algum desses insetos em sua residência deve procurar imediatamente a Secretaria Municipal de Saúde.