Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Rodolfo Ward

Foto: Rodolfo Ward

O documentário “Somos Underground”, produzido ao longo de seis dos 10 anos de realização de um dos mais importantes festivais de rock e música independente da região norte – Tendencies Rock Festival, será lançado nesta quinta-feira, 16, em Palmas. O documentário que conta a trajetória do movimento roqueiro independente do País e, sobretudo, na cidade de Palmas estreará no CineSesc, localizado no Centro de Atividades, na capital às 19h30. Outras exibições acontecerão também no bar Tendencies Rock.

A direção do documentário é de Caio Brettas, publicitário e cineasta. Sua proposta foi a de fazer uma leitura sonoro-sensorial dos momentos icônicos que o Festival reverberou ao longo desses anos de realização. Mas antes disso, o diretor buscou desmistificar a cena underground e a ideia que esses artistas têm acerca do universo musical. Inspirado no cenário que documenta, o filme também foi pensado sob uma linguagem underground e inspirado pelos passos incansáveis do realizador do Festival Tendencies – André Porkão.

Mainstream versus underground, o que é ser independente em um cenário tão disputado, o que inspira esses artistas em suas propostas estéticas e conceituais, são algumas das discussões presentes em “Somos Underground”.

Conduzido por uma linguagem expositiva, concede ao público à possibilidade de se transportar aos vários shows realizados, o filme conta com a participação de mais de duzentos artistas de renome mundial, nacional e também local.

“Somos Underground” é um documentário provocador e sem papas na língua, mostra a resistência desses artistas, que antes de qualquer coisa, priorizam o amor pela música e o público que os acolhe. Por fim, o cenário underground de Palmas mostra-se fortalecido e resistente, surpreende o espectador com o grito rock in roll. (Ascom Sesc)