Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Joatan Silva

Representantes da Superintendência Federal da Agricultura no Tocantins (SFA-TO) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet), da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) e de frigoríficos do Estado se reuniram, na manhã desta sexta-feira, dia 17, na sede da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro). O objetivo do encontro foi discutir a visita da União Europeia (UE) ao Tocantins.

A vinda da comitiva da UE ao Estado estava prevista para este mês, e tinha como objetivo conhecer propriedades que cumprem os requisitos do bloco para a importação de carne. No entanto, segundo Mário Márcio Araújo, da SFA-TO∕Mapa, como o número de propriedades credenciadas ainda é pequena – duas, de uma meta de dez – a visita foi adiada, e ainda não tem data definida.

Por isso, os diversos setores envolvidos na parceria com a União Europeia, se reuniram na tentativa de buscar soluções para motivar e facilitar o credenciamento do produtor, tornando-o apto a comercializar com os países do grupo econômico. “O Estado já fez vários investimentos e a iniciativa privada também. Cumprimos todos os requisitos exigidos. Falta agora que os pecuaristas se habilitem, para que estes investimentos sejam convertidos em lucros para suas propriedades e para o Tocantins”, disse o secretário executivo da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua.

Credenciamento

Segundo Padua, o credenciamento vai permitir que os pecuaristas comercializem seu gado com países da UE, que apenas aceita importações de entes federativos e produtores credenciados. “É uma garantia de bons negócios por longo prazo”, disse o secretário executivo.

Para motivar o pecuarista a aderir ao credenciamento, o representante da Faet na reunião, Nasser Iunes, sugeriu o compartilhamento de custos entre o pecuarista e os frigoríficos. “Sabemos que existem custos para esta habilitação e que, muitas vezes, o produtor fica receoso em fazer este investimento. No entanto, se a responsabilidade for compartilhada, ele vai perceber a importância do credenciamento, e aderir com mais facilidade”, ponderou.

O proprietário do frigorífico Minerva, Nilson Alves Previato, achou a iniciativa válida e concordou com a ideia. “Já investimos bastante nesta parceria, e vamos fazer o possível para auxiliar o produtor a aderir à habilitação. Para o Estado, quanto mais produtores fizerem parte da lista de habilitados, melhor”, afirmou.

Até o próximo ano a intenção do Estado é que, pelo menos, dez propriedades sejam credenciadas, para buscar um novo agendamento da visita da comitiva europeia ao Estado. (Ascom Seagro)