Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

O último dia do XIX Encontro de Contabilidade do Tocantins (Encon), neste sábado (18), foi marcado por palestras e premiações. O evento, realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins (CRCTO), debateu, durante três dias (16, 17 e 18/10), no teatro Fernanda Montenegro, os desafios da contabilidade no mundo contemporâneo. Durante o encerramento o presidente do CRCTO, Sebastião Célio Costa Castro afirmou, “o que nós queremos é uma classe mobilizada, o envolvimento de todas e prestação de serviços de qualidade à nossa sociedade, esse e nosso papel”. Célio Castro ainda parabenizou todos os envolvidos no XIX Encon. “Um evento dessa grandeza não se faz sozinho, tivemos todo o dos conselheiros, servidores, instituições parceiras, a todos o nosso muito obrigada”, declarou.

Antes do fechamento dos trabalhos o público acompanhou assuntos relevantes para a área contábil. Custos e controles na gestão pública foram o tema da palestra de abertura deste sábado. O contador baiano Wellington Cruz abordou o histórico da contabilidade, os conceitos de custo e gestão pública. “Você sabe o custo de um aluno da rede pública? Não, nós não sabemos. Mas uma empresa privada, certamente sabe o custo de um funcionário”, explicou. O palestrante reiterou a importância do controle de custos no setor público. “Por isso controlar os custos no setor público é de suma importância para que o serviço seja prestado de forma adequada”, concluiu.

Logo após a palestra, foi da plateia que surgiu um questionamento: “Como a contabilidade pode contribuir para erradicar a corrupção? Chamado por Wellington Cruz, o presidente do CRCTO, Sebastião Célio Costa, subiu ao palco para fazer sua explanação sobre o assunto. “É preciso aprovar uma Lei que permita que os contadores, funcionários de carreira, gerenciem os programas públicos e também as despesas dos órgãos públicos”, defendeu Castro.

A segunda palestra do dia, proferida pelo mestre em Ciências Contábeis, Marcos Vinícius Zittei, abordou a gestão de riscos nas empresas contábeis. “O contador deve pensar na sua atividade como um negócio. É preciso romper com aquela velha historia de que como empresário contábil já me basta supor que eu tenho um resultado positivo na minha empresa, eu preciso gerir isso”, afirmou.  

Fechando a programação técnica do Encon, a última palestra trabalhou sobre como transformar ideias em negócios. Cláudio Nasajon, da Nasajon Sistema, a 6ª empresa de software contábeis do Brasil, defendeu o empreendedorismo. “Eu acredito que é o empreendedorismo que vai mudar o Brasil”. Para ele, o negócio é formado por ideias e execução. “De nada adianta ideias maravilhosas que não saem do papel, deem valor a execução, à tentativa e, mesmo, ao erro e saiam do comum”.

Ao final do encontro, a contadora Bruna Bastos avaliou o Encon positivamente. “O evento foi muito interessante. Eu gostei muito das palestras, principalmente a do e-Social e a do empreendedorismo. Acrescentaram muito”, disse a contadora.

Premiação trabalhos científicos

Também na manhã de sábado aconteceu à premiação dos trabalhos científicos. Dos 23 trabalhos submetidos ao evento, 14 foram selecionados para apresentação e três foram premiados. O vencedor da premiação foi o artigo “Informação de custos como ferramenta de apoio à decisão gerencial de instituições publicas”, feito por Luciano Rocha e Selma Regina. O artigo “A expansão dos gastos com pessoal do Tocantins e o impacto do limite da Lei de responsabilidade fiscal e dos demais gastos do governo”, de Luciano Gonçalves, ficou com o 2º lugar.  Já o terceiro colocado na avaliação foi o estudo “Contabilidade Ambiental: o legado das ciências contábeis, para o futuro do planeta”, de Erivanice Dias e Antônio de Carvalho.

Baile

O XIX Encon será fechado com festa. Logo mais a noite será realizado o 12º Baile de Confraternização da classe. O evento começa a partir das 22h30, na Grande Praça do Espaço Cultural. A animação será por conta da banda Liberou Geral e todos os mais de 600 participantes já retiraram seus passaportes e têm entrada garantida.   (Com informações da Assessoria)