Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Valério Zelaya

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) iniciou nesta quarta-feira, 5, a II Capacitação em Teste Rápido para DSTs,  com o intuito de melhorar a qualidade do atendimento e ampliar o acesso aos testes rápidos e diagnósticos do HIV, triagem de sífilis e hepatites virais. O evento acontece na sede do Instituto de Previdência Social do Município de Palmas (PreviPalmas).

O curso é ministrado pelo profissional de Saúde, Natanael da Costa, de Rondônia. O público-alvo são os médicos, enfermeiros e odontólogos da Atenção Básica. Ao total, 36 profissionais da Saúde participam da capacitação.

Multiplicadores

Além da capacitação para um melhor atendimento, o curso formará dez multiplicadores que poderão ministrá-lo para os demais profissionais da Saúde do Município.

“A formação dos 10 multiplicadores vem para somar, visto que depois poderemos realizar a capacitação de mais profissionais da Saúde, tanto da Atenção Básica quanto da Atenção Especializada”, afirma a Enfermeira Luciana Noleto.

O curso será ministrado  até a próxima sexta-feira,7, das 8 às 18 horas, sendo que, no período matutino, será realizada a parte teórica e no período vespertino a prática. No período da tarde, o atendimento estará aberto ao público que se encontrar no PreviPalmas e tenha interesse em realizar testes rápidos.

A Testagem Rápida é um exame de fácil acesso da população, podendo ser realizado em qualquer cidadão maior de 14 anos sem a presença de seu responsável, com a obtenção do diagnóstico em no máximo 30 minutos. (Secom Palmas)