Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Candidato à reeleição, Marlon Costa Luz Amorim foi o mais votado para assumir o cargo de Defensor Público Geral do Estado do Tocantins para o biênio 2015/2016. A eleição aconteceu nesta sexta-feira, 7, na Sala do Conselho Superior, na sede da Defensoria Pública do Estado do Tocantins – DPE-TO, em Palmas. 

Dos 112 Defensores Públicos que compõem as regionais da Capital e interior, 100 compareceram ao pleito eleitoral. No total, 57 votos foram favoráveis à reeleição de Marlon Amorim e 49 votos para o defensor público Neuton Jardim dos Santos. Permitido pela Resolução do CSDP, nº 114 de 26 de setembro de 2014, cada eleitor poderia votar em um ou mais candidatos. 

A lista com o resultado da eleição será encaminhada ao governador do Estado, Sandoval Cardoso, para nomear em até 15 dias um dos candidatos para gerir a DPE-TO nos próximos dois anos. 

Fortalecer a Política de Gestão de Pessoas, a sua principal marca do primeiro mandato, é prioridade nas propostas do Defensor eleito. Além disso, outras iniciativas foram estabelecidas na campanha, divididas em sete eixos de gestão estratégica: Valorização da carreira de Defensor Público, Aprimoramento do atendimento ao Assistido, Consolidação da Política de Gestão de Pessoas, Gestão da Tecnologia de Informação, Aperfeiçoamento e modernização, Gestão Financeira e Comunicação Institucional. 

Comissão

A Comissão Eleitoral foi composta pelas defensoras públicas Arassônia Maria Figueiras (Presidente), Elydia Leda Barros Monteiro e Elisa Maria Pinto de Sousa, tendo como suplentes os defensores públicos Fabrício Dias Braga de Sousa e Vanda Sueli Machado de Souza Nunes. 

Perfil

Natural de Zé Doca – MA, Marlon Costa Luz Amorim é graduado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, pós-graduado em Direito Tributário pela Unitins. Em 2007 foi aprovado no Concurso para Defensor Público no Tocantins e nomeado. Já atuou nas Comarcas de Formoso do Araguaia, Paraíso do Tocantins e Palmas. Foi diretor da Adpeto nos biênios 2010/2011 e 2012/2013. Foi eleito e reeleito Conselheiro do Conselho Superior da Defensoria Pública para os biênios 2010/2011 e 2012/2013. Também foi diretor do Núcleo Regional da Defensoria Pública em Palmas. (Ascom Defensoria Pública)