Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

“Uma experiência única e completa, conectado à cena empreendedora local”. É isso que Roberto Braga, facilitador global do Startup Weekend, afirma que os participantes do Startup Weekend Palmas terão em 54 horas. O evento irá acontecer pela 1ª vez no Tocantins, entre os dias 7 e 9 de novembro, no Centro de Educação Empresarial do Sebrae. Cerca de 90 participantes vão encarar o desafio de criar uma startup e provar que valerá a pena investir nela. Será um final de semana de muito trabalho, inspiração e criatividade.

O Startup Weekend é um evento que vêm atraindo jovens empreendedores e grandes investidores ao redor do mundo. Desde sua criação, em 2007, já foi realizado em 126 países e trouxe à tona grandes projetos. Ele é famoso por conectar empreendedores, designers e desenvolvedores que acreditam ter uma boa ideia na cabeça com empresários renomados, investidores e todo tipo de incentivo para transformar estas ideias em negócios viáveis. Um case de muito sucesso, o aplicativo Easy Taxi, veio aqui do Brasil. Vencedora de uma edição do evento no Rio de Janeiro, em 2011, a startup hoje conta com investimentos milionários.

Apesar de intenso, o final de semana é muito organizado. Na primeira noite, 7, cada participante apresenta sua ideia de negócio. As 10 melhores são selecionadas em votação, e, a partir daí, são formados grupos para desenvolver o projeto.  Os participantes contam com a ajuda de 11 mentores, de renome nacional e internacional, que ajudam a tirar a ideia do papel. Ao final, jurados avaliam e elegem a ideia mais promissora. O grupo vencedor ganha ingresso para o BRAPPS, uma das maiores feiras de aplicativos da América Latina.

O Startup Weekend Palmas é promovido pela UP Global, que tem como que tem como parceiros locais a Associação dos Jovens Empreendedores e Empresários do Tocantins (AJEE Tocantins), o Sebrae e o movimento Startup Tocantins. Contando ainda com o apoio da Prefeitura de Palmas e ExpNET. A edição Palmense começa às 18h do dia 7, com término previsto para as 21h do dia 9. As inscrições estão abertas e são limitadas. Para mais informações, inscrições, e a programação completa acesse http://bit.ly/swpmw14