Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Na tarde desta quinta-feira, 06, uma ação conjunta realizada por Policiais Civis da 6ª Regional e do 2º DP de Paraíso do Tocantins, resultou na prisão em flagrante de José N. N. de M., 37 anos, A. R. da S., 36 anos e João D. da S. F., 37 anos. Eles são suspeitos pela prática de peculato e crime ambiental e foram capturados, por volta das 12h30min, quando utilizavam máquinas da prefeitura de Abreulândia de forma irregular.

De acordo com informações do Delegado Regional Cassiano Oyama, responsável pela ação, a Polícia Civil recebeu denúncias de alguns vereadores de Abreulândia de que servidores públicos daquele município estariam utilizando, indevidamente, dois caminhões e uma retro-escavadeira, da prefeitura para realizar a extração de argila a fim de abastecer a cerâmica do prefeito da cidade na confecção de tijolos.

De posse dessas informações, os Policiais Civis dirigiram-se até uma propriedade rural particular, localizada no povoado de Santa Luzia, distante aproximadamente 25 quilômetros de Paraíso, onde flagraram os três autuados, operando os veículos. Dessa maneira, ficou constatada a prática de peculato (desvio em razão da utilização de bens públicos) e crime ambiental, pois os homens extraiam o material sem as devidas autorizações emitidas pelos órgãos competentes.

As investigações realizadas pelos Agentes da 2ª DPC e da 6ª DRPC apontam que o material era levado para uma cerâmica, no mesmo povoado, e que teria sido adquirida, recentemente, pelo prefeito de Abreulândia, Sr. Elieze Venâncio da Silva, que será investigado pela prática do crime de responsabilidade, no decorrer das investigações que estão em andamento.

A Polícia Técnica acompanhou a diligência e pode constatar a subtração dos adesivos indicativos comumente encontrados em um bem público, porém, na retro-escavadeira, parte do material restou conservado e traz a inscrição; “Ministério do Desenvolvimento Agrário – Governo Federal – Brasil”. A denúncia relata que os equipamentos foram destinados à prefeitura pelo Governo Federal, por meio do programa PAC II.

Os flagrados foram conduzidos para a 2ª Delegacia de Polícia de Paraíso do Tocantins e, logo após os trâmites cabíveis, foram recolhidos na carceragem da Casa de Prisão Provisória CPP da cidade, onde permanecem a disposição do Poder Judiciário. (Ascom SSP)