Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Despertar a consciência cidadã, aproximar a comunidade da escola, estimular a solidariedade humana e valorizar as potencialidades artísticas e intelectuais dos educandos são objetivos da Gincana Cultural do Centro de Ensino Médio de Taquaralto, na região sul de Palmas, que chega a sua 12ª edição com o tema Consciência Negra. 

Oficialmente, as atividades da gincana acontecem nos dias 21 e 22 de novembro, mas os alunos já estão mobilizados e em setembro participaram do concurso cultural de fotografia “Vários olhares, um só Tocantins”. Agora, eles arrecadam alimentos e produtos de higiene pessoal, que serão distribuídos na comunidade para as pessoas mais carentes. 

De acordo com a diretora da unidade escolar, Eliane Caetano Mendonça, foram inscritas 36 fotografias no concurso cultural, que fizeram parte de uma exposição e que serão avaliadas como parte integrante da gincana cultural. “A gincana já é uma tradição e sempre vamos buscando diferenciais. Este ano foi a implementação do concurso de fotografia”, disse. 

Em função do concurso de fotografia, os alunos também tiveram a oportunidade de participar de uma oficina de fotografia, ministrada pelo professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Fábio D’Abadia que, na ocasião, passou alguns conceitos básicos referentes à produção de uma fotografia. 

A coordenadora pedagógica da unidade escolar que integra a rede estadual de ensino, Juliana Lopes da Silva, destaca a meta da gincana para este ano. “Em 2013 arrecadamos 6 toneladas de alimentos, que foram distribuídas para 150  famílias. Este ano, queremos alcançar esse número, com a diferença de que, além dos produtos de gênero alimentício, também estamos arrecadando produtos de higiene pessoal”, disse.  

Além do cunho social, os alunos também participam de provas que envolvem conhecimentos sobre o tema da gincana e conteúdos ministrados ao longo do ano letivo. Os alunos também participam de provas de danças e músicas ligadas à temática. “Com essas ações, estamos visando entre os alunos a valorização da cultura local e nacional, seus costumes e tradições”, destacou a gestora da escola. 

Para participar da gincana os alunos dos turnos matutinos e vespertinos foram divididos em seis equipes e realizarão suas atividades no dia 22, enquanto os alunos do noturno estão em quatro equipes, com as atividades da gincana a serem realizadas no dia 21. A pontuação maior das atividades é a arrecadação dos alimentos e produtos de higiene pessoal. (ATN)