Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Angélica Mendonça

Foto: Angélica Mendonça

O governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-TO), está promovendo ações de conscientização no trânsito durante toda a semana. A ação é em alusão ao Dia em Memória das Vítimas de Acidente de Trânsito, que é lembrado anualmente no terceiro domingo do mês de novembro. Para executar as ações, servidores públicos de órgãos estaduais e municipais participam de atividades como a abordagem e entrega de kits contendo materiais gráficos educativos e etilotestes (bafômetros descartáveis) à população.

A diretora de Educação para o Trânsito do Detran-TO, Márcia Rezende, fala sobre os objetivos dessa campanha. “Durante toda esta semana estamos trabalhando no sentido de chamar a atenção da população para diminuir os números de acidentes de trânsito. Durante as abordagens, estamos alertando para a questão da velocidade e de beber e não dirigir”. Márcia conta que o governo do Estado junto com instituições religiosas farão celebrações lembrando-se das vítimas de trânsito e também destacando a importante de se prevenir os acidentes de trânsito.

A vendedora Débora Gonçalves Araújo afirma que a iniciativa do Detran-TO ajuda a conscientizar a população sobre o trânsito com exemplos reais. “Eu acho muito bom e útil fazer esse tipo de ação, relembrar dos acidentes do passado para tentar não errar no presente”, comentou.

“Gosto dessas iniciativas, pois ensinam as pessoas a respeitarem os outros para termos um trânsito seguro. As campanhas servem para a gente refletir sobre o trânsito e também servem de alerta”, considera a também vendedora Angra Silva Sá.

Ações

Como parte das ações do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, 336.000 talões de água e mais de 50 mil contracheques dos servidores públicos do governo do Tocantins virão com mensagem alusiva à data. A programação inclui exibição, em redes sociais, de vídeo com depoimentos de vítimas, e leitura da Carta em Memória das Vítimas do Trânsito, em várias instituições religiosas. (ATN)