Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Lucas Nascimento

Foto: Lucas Nascimento

A delegação tocantinense que vai representar o Estado nas Paralimpíadas Escolares de 2015 embarca nesta segunda-feira, 23, para Natal/RN, onde acontecerão as competições deste ano. Esta é a terceira participação consecutiva do Tocantins no evento paradesportivo mundial, que nesta edição leva 10 paratletas que vão disputar medalhas no atletismo, tênis de mesa e bocha paralímpica.

As Paralimpíadas Escolares são realizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) no período de 23 a 28 de novembro com a participação de cerca de mil estudantes, com idades de 13 a 17 anos. As modalidades disputadas são de atletismo, natação, futebol de cinco, futebol de sete, goalball, tênis de mesa, bocha, judô, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

O evento acontece desde 2006 e tem sido palco para a revelação de atletas como Lorena Spoladore e Verônica Hipólito, campeãs mundiais de atletismo; Alan Fonteles, campeão mundial e ouro nos Jogos Paralímpicos de Londres-2012; Talisson Glock, medalhista mundial da natação. Leomon Moreno, campeão e artilheiro do último Mundial de Goalball (modalidade exclusiva para cegos) também passou pelas Paralimpíadas Escolares.

De acordo com a chefe da delegação do Tocantins nas Paralimpíadas, Márcia Rezende, os estudantes do Estado intensificaram a rotina de treinamento para garantir uma boa colocação nas competições. “Esses atletas foram os vencedores do Parajets e a vitória garantiu essa classificação para as Paralimpíadas. Dentro da dificuldade que eles têm, participar do evento como representante do Estado é uma satisfação para eles que estão agarrando com unhas e dentes essa oportunidade. Eles estão numa maratona de treinamentos na esperança de trazer medalhas para o Tocantins”, relata. 

Os representantes do Tocantins são:

- Ákila Vitória Pereira Leite, Escola Especial Colibri, APAE Colibri de Dianópolis, Atletismo

-Lorena Fonseca da Silva, APAE de Porto Nacional, Atletismo

-Sara Araujo Lima, CAIC de Palmas, Atletismo

-Vitória Caroline Fernandes dos Reis, APAE de Miranorte, Bocha

-Andréia Ramos da Silva, APAE de Paraíso, Atletismo

-Natália Pires Aguiar, APAE Raio de Luz de Araguaína, Atletismo

-Igor Rafael Aires Pereira, Escola Estadual Carmênia Matos de Porto Nacional, Atletismo

-Ilquias Lopes Pereira, CEM Félix Camoa de Porto Nacional, Atletismo

-Delcimar Alves Gonçalves, Escola Estadual Carmênia Matos de Porto Nacional, Atletismo

-Gabriel Rodrigues da Silva, CAIC de Palmas, Tênis de Mesa