Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Com o objetivo de reativar e dar novo fôlego ao projeto Territórios da Cidadania, representantes do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (MDA) realizaram, na manhã desta quinta-feira, dia 13, no auditório da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), uma reunião a respeito da estratégia de articulação federativa para a implantação de políticas públicas do Comitê de Articulação Estadual (CAE) do programa no Tocantins.

O secretário executivo da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, abriu a reunião, ressaltando a importância dos pequenos produtores para o Estado. “Nossa gestão sempre priorizou a qualidade de vida do agricultor familiar e, graças a parcerias com o MDA e outros órgãos relacionados ao setor, temos conseguido estruturar nossas ações neste sentido”, disse.

O delegado federal do MDA no Tocantins, Agostinho Chaves, destacou a necessidade da coesão entre os órgãos estaduais e federais para o sucesso dos projetos de fortalecimento da agricultura familiar. “A Seagro sempre foi nossa parceira e manteve o diálogo permanente com o MDA, e essa acessibilidade é fundamental”, frisou.

A secretária Nacional de Desenvolvimento Territorial do MDA, Andrea Lorena Butto Zarzar, conduziu a reunião sobre o projeto, e explicou que reduzir a pobreza e as desigualdades sociais no meio rural, incluindo aquelas relacionadas ao gênero, raça e etnia são os principais objetivos da ação. “Para isso, temos quatro prioridades, que são a inclusão produtiva, habitação, educação profissional e o luz para todos, que se relacionam aos eixos de apoio à atividade produtiva, direitos e cidadania e infraestrutura”, ressaltou.

Além de representantes do MDA e Seagro, participaram da reunião integrantes do superintendente federal do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) no Tocantins, Amilton Rodrigues de Araújo, do superintendente regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Jalbas Aires Manduca, bem como representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Fundação Nacional do Índio (Funai), Universidade Federal do Tocantins (UFT), entre outras instituições.

Territórios

O Programa Territórios da Cidadania foi lançado em 2008 pelo Governo Federal, e visa promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania através de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável, com a participação integrada das instâncias federais, estaduais e municipais. No Tocantins, há três territórios: Bico do Papagaio, Jalapão e Sudeste. (Ascom Seagro)