Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira

Com incentivos do Estado, boa localização e clima favorável, o Tocantins tem atraído investimentos para a produção de carne. Prova disso é a construção de uma indústria de processamento de carnes da cadeia de frigoríficos mineira Plena Alimentos. Com investimento de cerca de R$ 25 milhões, a empresa, que já possui um frigorífico em Paraíso do Tocantins, vai construir no próximo ano a indústria de processamento, onde ocorrerá a desossa da carne.

Para o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), Ruiter Pádua, a construção da indústria beneficia a população com a geração de emprego e renda, tanto no setor da indústria como no meio rural. “Hoje a empresa abate 600 animais por dia, com a construção da indústria de processamento, pode ser que seja necessário aumentar esse número. Além disso, é no processamento que se gera mais mão de obra”, explicou.

Ainda segundo Ruiter, os incentivos oferecidos pelo governo do Estado são os mesmos destinados à abertura de novas indústrias, que incluem incentivos tributários, como a possibilidade da redução de atá 75% de ICMS, bem como ações como a abertura de área e asfalto até a entrada do empreendimento.

Além disso, o secretário lembra que a localização do Estado e o clima são fatores importantes para a escolha do Tocantins como local para a abertura da empresa. “Por estarmos no centro geodésico do País a logística de escoamento é favorecida, tanto para o fornecimento do mercado de exportação, como interno, via porto marítimo. O nosso clima constante também é um fator importante. Temos seis meses de chuva e seis meses sem chuva. Todos já conhecem e se preparam para que se faça esse tipo de trabalho”, concluiu. (ATN)