Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para o próximo ano, a deputada Professora Dorinha (Democratas/TO) apresentou emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para a ampliação do Hospital Geral Público de Palmas (HGPP) e o Hospital Geral de Araguaína. O recurso para as duas unidades é na ordem de R$ 200 milhões. 

O HGPP oferece 238 leitos, sendo um hospital de alta complexidade em Palmas e com seus serviços de saúde bastante demandados não só pela população tocantinense como de estados vizinhos. A partir da reforma proposta, o hospital contará com 10 novas salas de cirurgias, 196 novos leitos, reforma e ampliação do pronto-socorro, que ficará com mais cinco leitos de AVC agudo, dez leitos de sala vermelha, 20 leitos de sala amarela, 40 leitos de observação e 20 para cuidados intensivos. Já a construção do Hospital Geral de Araguaína disponibilizará 400 leitos para a população.

A LDO norteia a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). E sempre no fim de cada ano legislativo, os parlamentares devem classificar suas emendas individuais e de bancada para o ano seguinte. Cada parlamentar tem R$ 15 milhões em emendas individuais, e a de bancada, sem valor pré-definido. (Da assessoria)