Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O vereador Milton Neris (PR) reclamou, hoje, 27, na sessão ordinária na Câmara de Vereador, da onda de pessimismo quanto ao Hospital Geral de Palmas (HGP). O hospital, segundo ele, tem a melhor infraestrutura entre todos os hospitais do Tocantins. "Se faltam medicamentos, se os profissionais não são pagos, dentre outros assuntos em questão, deve-se a uma herança dos governadores que já estiveram à frente do Executivo Estadual", aponta.

Neris diz que é uma crueldade olhar no HGP apenas as coisas ruins que estão em pauta, pois deve-se também enxergar que lá ainda se salvam vidas. "Minha esposa mesmo já entrou na UTI do hospital entre a vida e a morte e foi salva. O que mostra que lá tem gente séria trabalhando, que dá o melhor de si. Ontem mesmo conversei com alguns funcionários de lá que estavam bastante tristes com o que vem sendo noticiado, mostrando-os como pessoas descompromissadas", completa.

Para o vereador, a questão é que o hospital é referência no Tocantins e, além disso, recebe gente de outros estados vizinhos, tornando o atendimento ainda mais dinâmico e onerando os custos. De acordo com ele, o problema não é somente a falta de recursos, mas a forma como eles são aplicados, o que caracteriza falta de gestão ao longo dos anos. 

Neris critica ainda os deputados estaduais, afirmando que eles só sabem reclamar da situação da Saúde do Estado. "Esses deputados, bem como a Assembléia Legislativa como um todo, deveriam cumprir seus papeis de fiscalizadores, fazer proposituras. Falta, por parte deles, mais compromisso com o Estado, que está com saldo vermelho e tentando pagar dívidas acumuladas por governos anteriores. E a culpa é somente do Sandoval Cardoso? Pelo amor de Deus, vamos enxergar os fatos e o histórico das coisas", critica.

Neris finalizou seu discurso propondo a descentralização de recursos dentro dos hospitais para que eles mesmo possam ser geridos de acordo com suas necessidades. Além disso, propôs que a direção das unidades seja feita por pessoas séria e de preferência da área da Saúde. (Com informações da Assessoria do Vereador)

Tags: HGP, Milton Neris, UTI