Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Lucas Nascimento

O cotidiano dos indígenas que estudam e moram em Palmas foi retratado pelo fotógrafo Fernando Amazônia, que assina a exposição Nativos, à mostra no hall do Museu Histórico do Tocantins  - Palacinho, em Palmas, até a segunda semana de dezembro. A mostra conta com 10 fotografias que mostram a diversidade indígena presente na capital tocantinense, retratando estudantes da Universidade Federal do Tocantins e indígenas sonhadores em buscas de novas oportunidades.

A exposição Nativos integra o Programa de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Palmas (Promic). Os trabalhos fotográficos já passaram pela estação de ônibus Apinajé, na Escola Municipal Padre Josimo e na Casa do Estudante. De acordo com a definição do artista, as fotografias apresentam os indígenas com elementos do seu novo habitat na cidade, alguns sem perder a ligação com a aldeia. São fotografias em preto e branco, com ênfase para a luz e a história de cada personagem. 

“Palmas é um lugar onde os indígenas são presentes há 200 ou 300 anos. A praia da Graciosa, inclusive, era uma aldeia indígena; o Canela era uma aldeia indígena, então, por aqui passaram indígenas e eu quis mostrar, com a exposição Nativos, que eles continuam vivendo aqui, só que de outra forma, convivendo na cidade”, explicou Fernando. 

O fotógrafo

Fernando Amazônia nasceu em Miracema. Aos 17 anos se encantou com a causa indígena e a partir daí se dedicou a realizar trabalhos em prol dos povos nativos do Tocantins. Ele é professor, geógrafo, militante dos movimentos sociais e ambientais e é presidente da Associação de Preservação Ambiental e Valorização da Vida (Ecoterra).  Por meio da entidade, Fernando participou de momentos decisivos para os indígenas como o sistema de cotas adotado pela UFT. (Ascom Seduc)