Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Na noite desta quinta-feira (11/12), no teatro Sesc, em São Paulo, aconteceu a entrega do 8º Prêmio Professores do Brasil, e o Centro de Educação Infantil (CEI) do Tribunal de Justiça do Tocantins contabiliza mais uma premiação nacional. A professora do CEI, Maria Áurea Alves Rocha, foi uma das vencedoras do prêmio, na subcategoria Educação Infantil, da Região Norte. A conquista veio com o projeto "Meus avós são estrelas", desenvolvido pelo Centro em 2013, reconhecendo a importância da sabedoria dos mais velhos, promovendo a interatividade entre as gerações e a inclusão social.

O projeto foi o único do Tocantins a vencer na categoria Educação Infantil. Durante todo o ano de 2013 foram desenvolvidas várias ações com a participação de mais de 90% dos avós dos alunos. As crianças do 1º ano produziram um livro contando a história de cada avó e avô, feito de material reciclado. Todo o material, ao fim do projeto foi reunido em uma revista com o título "Meus avós são estrelas".

Maria Áurea, responsável pela ação contou que houve uma aproximação muito grande da família com a escola, compartilhando brinquedos da época da vovó, cantigas de roda e várias outras experiências. "Foi uma maravilha, até os meus pais também participaram do projeto, além disso, fui muito apoiada por toda equipe da escola, professores e coordenação. Perdi meu pai em julho e hoje receber esse prêmio é uma emoção. É maravilhoso, tenho 27 anos atuando na educação e se aposentasse hoje já sairia com chave de ouro", afirmou a autora do projeto.

A coordenadora Geral do CEI, Luciana Carvalho, explica que, "temos a proposta da educação para a cidadania e em 2013 trabalhamos a inclusão social. Foram várias ações durante o ano inteiro para as crianças aprenderem e respeitarem cada vez mais os avós. Foram mais de 6 mil escolas inscritas e ficar entre as 40 premiadas é uma vitória muito grande, foi um projeto muito rico".

Esta foi a 8ª edição do Prêmio, que é uma realização do Ministério da Educação e instituições parceiras. Ao todo 6.804 escolas de todo o Brasil enviaram projetos e 40 foram selecionados, dentre elas o Centro de Educação Infantil do Tribunal de Justiça do Tocantins. (Ascom TJ)