Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Policiais Civis da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP, sob o comando do Delegado João Sérgio Vasconcelos Kenupp efetuaram, na tarde desta terça-feira, 16, o recambiamento, para Palmas, de Joaquim D. P., 68 anos de idade. Ele é acusado de matar a tiros, Geraldo Queiróz da Silva, 39 anos de idade, fato ocorrido no dia 13 de fevereiro de 2014 no Jardim Aureny I, em Palmas e foi capturado pela Polícia Militar quando se encontrava em sua fazenda, localizada na zona rural do município de Monte Santo.

De acordo com às investigações da Polícia Civil, o crime teria sido motivado por uma dívida de aluguel que a vítima tinha com o autor, uma vez que Geraldo morava em uma quitinete pertencente a Joaquim. No dia do crime, o suspeito teria ido até a residência da vítima na tentativa de receber o aluguel que estaria com o vencimento atrasado. Em determinado momento, os dois homens se desentenderam e o autor sacou um revólver calibre 38 e efetuou alguns disparos contra Geraldo, que não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local. Na ocasião, o filho da vítima, de apenas 14 anos, também foi baleado mas conseguiu sobreviver.

Conforme o Delegado João Sérgio, logo após o crime, Policiais Civis da Delegacia de Homicídios deram início às investigações e rapidamente apuraram que Joaquim seria o autor do homicídio. Com base nestas informações, os investigadores efetuaram buscas no sentido de localizar e prender o suspeito, que nesse meio tempo se apresentou na Delegacia de Paraíso onde foi ouvido e liberado.

Todavia, alguns dias depois o Delegado representou pela prisão preventiva do indivíduo, a qual foi concedida pelo Poder Judiciário, no entanto, o homem fugiu e não foi mais encontrado passando a ser considerado foragido da justiça. No último dia 09 de novembro, o acusado se envolveu em um acidente de trânsito na ponte que liga Palmas a Paraíso e foi hospitalizado, porém quando os Policiais Civis descobriram que se tratava do mesmo homem acusado de homicídio, foram até o hospital para prendê-lo, mas quando chegaram lá ele já havia fugido.

Antes de localizar o paradeiro de Joaquim, os Agentes da Homicídios já haviam efetuado o levantamento de todos os prováveis locais onde ele poderia estar escondido, inclusive distribuindo cópias do mandado de prisão nesses lugares. No início da tarde desta terça-feira, foram comunicados que Policiais Militares haviam efetuado a detenção do foragido da justiça. Diante disso, os Investigadores da PC, então foram até Monte Santo e trouxeram Joaquim para Palmas onde foi cumprido o mandado de prisão temporária por homicídio qualificado e tentativa de homicídio, que pesava contra o homem.

Após os procedimentos cabíveis, o indivíduo foi recolhido na carceragem da Casa de Prisão Provisória de Palmas – CPPP, onde permanecerá a disposição do Poder Judiciário. (Ascom SSP)