Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O médico e poeta Arimatéia Macêdo lança neste sábado, 27, no Centro Cultural Mauro Cunha, em Gurupi, o seu primeiro livro de poesias intitulado de “Versículos  Iniciáticos”, publicado pela Editora Veloso. A noite de autógrafos acontece a partir das 19h30, tendo na sua programação show de humor com o ator e humorista Vinícius Martins e apresentação de seresta com o músico Jairo Bárbara.  O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e da Academia Gurupiense de Letras.

O prefácio da obra é assinado pelo também poeta, jornalista e ativista cultural Zacarias  Martins, integrante das  Academias Tocantinense e Gurupiense de Letras, que destaca uma façanha  curiosa e, ao mesmo tempo,  engraçada na produção literária do autor: “Neste livro de Arimatéia Macêdo o leitor vai perceber, logo nas primeiras leituras que, às vezes, o autor escreve como médico; outras vezes, como poeta. E,  em outras tantas não se sabe ao certo. Mas o resultado nos enche a vida de alegria, pois são poesias escritas com sentimento e que nos tocam a alma”, garante Martins.

Segundo ainda Zacarias Martins, um olhar mais atento nesta ou naquela poesia de Arimatéia Macêdo percebe-se, claramente, que o autor bebeu da mesma fonte inspiradora de ilustres figuras da literatura nordestina "como Patativa do Assaré, Pedro Bandeira, Xangai, Oliveira de Panelas e Lourinaldo Vitorino, só para citar alguns”, diz.

Perfil do Autor

Arimatéia Macêdo nasceu na Fazenda Cabrito, município de Aurora, no Estado do Ceará, em 24 de novembro de 1961. É filho do poeta cordelista e repentista Januário Antônio de Macêdo, mais conhecido como Vigário Macêdo, falecido em 1992. É formado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará, sendo especialista em Saúde da Família pela Escola de Saúde Pública do Ceará. O autor reside em Gurupi desde 1994.

Mesmo lançando somente agora o seu primeiro livro individual, o autor têm trabalhos em várias antologias literárias, dentre as quais, a coletânea de crônicas “Minha rua, minha gente”, publicada em 2009, pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores, do Rio de Janeiro, da qual, também participou, no ano seguinte, da Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos. Em 2010, teve trabalhos publicados na “Terceira Antologia de Poetas Lusófonos”, publicada em Leiria, Portugal. Nesse mesmo ano, também participou, em Recife (PE), da Antologia de Poetas Independentes.