Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Lino Vargas

Foto: Lino Vargas

Como uma forma de incentivar a cultura, fomentar a leitura e o surgimento de novos escritores, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, cedeu uma sala localizada no Centro Cultural Mauro Cunha à Academia Gurupiense de Letras (AGL). A prefeita Josi Nunes assinou o termo de cessão na tarde dessa quarta-feira, 20, e visitou o espaço juntamente com membros da AGL. 

O termo tem como objetivo a cessão de uso gratuito de espaço físico, público, pelo cedente ao cessionário, sendo uma sala de 49 m2, dentro do espaço da Biblioteca Municipal Professora Deusina Martins Ribeiro, anexa ao Centro Cultural Mauro Cunha.

Para a prefeita Josi Nunes, ceder o espaço à academia é uma grande oportunidade de fomentar a literatura no município. “Cedemos a AGL uma sala que fica aqui do lado da Biblioteca Municipal e agora faz parte de todo esse contexto no Centro Cultural Mauro Cunha. Com isso, todo o trabalho de fomento à literatura de Gurupi poderemos fazer em conjunto de uma forma bem mais ampla, estimulando assim a leitura e o surgimento de novos escritores, esse é o grande objetivo, e um primeiro passo significativo para muitos avanços que vamos ter na área da cultura em nossa cidade”, disse.

O presidente da AGL, o escritor e jornalista Paulo Albuquerque, agradeceu a gestão pela cessão do espaço que será muito útil para as atividades da academia. “É relevante porque é um espaço onde poderemos realizar nossas reuniões e cuidar das demandas da AGL, e também por estar dentro da Biblioteca Municipal, que está muito ligada às atividades escolares e acadêmicas, a gente acaba encorpando mais o ideário da academia. Ficamos muito gratos à prefeitura e vamos desenvolver, em conjunto, muitos projetos que trarão benefícios para nós enquanto entidade e para a comunidade como um todo”, afirmou.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Amanda Costa, reforçou a importância da parceria para aproximar ainda mais a AGL da comunidade. “É muito prazeroso estreitarmos laços com a AGL porque ela tem essa expertise na literatura e na discussão a partir dos livros. Nada mais propício do que esse espaço seja dentro da biblioteca para que possam ficar mais próximos da comunidade, e com isso, poderemos trazer alunos das escolas e universidades para os eventos literários, construindo novos leitores a partir disso”, relatou.

Na oportunidade a prefeita Josi Nunes também discutiu sobre a possibilidade de criar em conjunto com a AGL, um projeto para a construção de uma sede própria, e se comprometeu inclusive a buscar recursos em Brasília para esta finalidade. “Conversamos também para que dentro do Parque Nascente do Mutuca, possamos ter um espaço próprio para a Academia. Vamos verificar o terreno e já fazer um projeto para procurar recursos para viabilizar a construção da sede”, declarou a prefeita.

AGL

A Academia de Letras é uma associação privada, sem fins lucrativos, fundada em 30 de novembro de 1999, atua em atividades voltadas para a defesa de direitos sociais, especialmente no âmbito da cultura e literatura em diversos gêneros e estilos. Atua há 22 anos em Gurupi e contribui para difundir a cultura local. Atualmente, 40 escritores fazem parte da AGL.