Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Projeto “Livrarte - Poesia como forma de livre pensar” tem como objetivo proporcionar ao adolescente, em cumprimento de medida socioeducativa de internação no Case (Palmas), Ceip Masculino (Palmas) e Ceip Sul (Gurupi), a construção do hábito de leitura, possibilitando o desenvolvimento das habilidades de leitura, compreensão, interpretação textual a fim de aperfeiçoar a comunicação oral por meio das oficinas de produção de textos poéticos e leitura e interpretação de texto.

É uma ação realizada pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins, por meio da Escola Superior da Defensoria (Esdep), em conjunto com o Núcleo Especializado da Criança e Adolescente Nudeca em parceria com a Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc) e Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania (Seciju).

As oficinas foram realizadas nos meses de março e abril e o concurso de poesias no mês de maio. A culminância do Projeto no Ceip Sul ocorreu na manhã dessa segunda-feira, 23, com a cerimônia de premiação das cinco poesias selecionadas, classificadas do 1º ao 5º lugar.

A cerimônia de premiação foi abrilhantada com a participação especial da Academia Gurupiense de Letras, representada pelo confrade Núbio Brito que contribuiu com doações de dezenas de exemplares de livros para o fortalecimento do Projeto de leitura do Ceip Sul.

A gerente de Ensino e Capacitação da Esdep, Elis Sodré, agradeceu a todas as pessoas que direta ou indiretamente contribuíram para o sucesso do Projeto.

“Essa parceria com a defensoria fortalece o trabalho dos professores em sala de aula, pois agrega valores e valoriza os momentos de troca de experiências entre os educandos”, destacou a diretora da Escola Estadual Doutor Waldir Lins, Euvanice Rodrigues.

“O projeto é muito importante para esses jovens. Eles precisam de todo apoio externo, e a Academia está muito feliz colaborando, levando conhecimento e um pouco do nosso universo literário. Dividir essas leituras é abrir para eles, além do entretenimento, um canal por onde possam visualizar um horizonte novo, possível, e que lhes alente a alma, auxiliando-os a passar pelos desafios que enfrentam", disse o presidente da AGL, Paulo Albuquerque.

Para o representante da AGL, Núbio Brito, o projeto “Livrarte - Poesia como forma livre de pensar”, provocando o hábito da leitura, a compreensão e a interpretação de texto se encaixam com o pensamento da AGL. "Precisamos nos libertar de nós, através da arte e da escrita, sentimentos e aflições”, ressaltou.

Para o coordenador pedagógico do Ceip/Waldir Lins, o projeto Livrarte com a parceria da Defensoria Pública tem trazido bons resultados em relação ao desenvolvimento dos alunos. “Esses adolescentes precisam de todo o apoio e incentivo possível, para que haja uma reintegração dos mesmos na sociedade, e ter a ilustre parceria da academia Gurupiense de Letras representada pelo jornalista e artista plástico, Núbio Brito, com todo seu gabarito e conhecimento traz um rico incentivo e motivação para os socioeducandos”, finalizou.