Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Dicom/AL

O peemedebista Marcelo Miranda (PMDB) já é o novo governador do Tocantins. O termo de posse foi assinado durante sessão de posse na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira, 1º de janeiro.

A sessão foi presidida pelo presidente da Assembleia Legislativa, Osires Damaso (DEM) e começou com a execução do hino nacional brasileiro. Em seguida Miranda foi até à tribuna onde fez o compromisso de posse de cumprir a Constituição, promover o bem geral, sustentar a união, a integridade e o desenvolvimento do Estado. Logo após foi lido e assinado o termo de posse. O governador se emocionou ao exibir o termo de posse.

Às 9h24 min Miranda foi declarado oficialmente empossado governador do Estado. Depois os mesmos procedimentos foram feitos com a vice-governadora Claudia Lelis (PV).

Em seu primeiro discurso como governador  do Estado pela terceira vez Marcelo Miranda relembrou que iniciou a vida pública na Assembleia Legislativa onde teve três mandatos quando em 2002 foi eleito governador e depois reeleito em 2006. “A emoção é sentida de forma diferenciada talvez porque a campanha eleitoral foi marcada por fatos nunca vistos adotadas pelos meus adversários e um governo que usou a máquina em prol de um candidato oficial”, afirmou.

“Estou muito consciente das responsabilidade e da necessidade de bem gerir esse Estado. Por conhecer minhas limitações conclamo a todos os tocantinenses para participar desta cruzada cívica em prol do Estado. Da minha parte assumo de coração e com tranquilidade me sentido mais preparado e amadurecido”, afirmou. Miranda lembrou quando rompeu com o ex-governador Siqueira Campos e disse que inaugurou um novo tempo mais democrático no Estado.

Marcelo lembrou de alguns pontos de sua gestão e disse ter investido na habitação e principalmente no ser humano. “Fizemos um governo moderno e democrático que colocou o Estado como referência nacional. Um governo que tinha o compromisso de fazer um Tocantins melhor para todos”, lembrou.

“Visualizo a situação caótica que estão a Saúde e Segurança que exigem medidas que adotarei a partir de amanhã”, disse ao afirmar que vai investir na geração de renda e emprego. “Reafirmo que com Mandela aprendi o valor do perdão e de manter acesa a chama do amor mesmo nos momentos de injustiça”, disse.

O governador fez um agradecimento especial à sua esposa, deputada federal Dulce Miranda e aos filhos Guilherme e Marcela além de seus pais. Ele se emocionou ao agradecer a família e disse que seu pai é o grande conselheiro. “Meu sentimento e minha dor foram demais torturantes, faço meu agradecimento especial a todos que estiveram comigo nessa dolorosa batalha”, frisou.

Marcelo disse que vai reescrever uma nova história no Estado e agradeceu a população por mais uma oportunidade de governar o Tocantins.

O deputado Damaso parabenizou Marcelo Miranda e frisou que está com o coração aberto para contribuir com o Estado.

Bonifácio discursa

O deputado José Bonifácio (PR) falou em nome da base de apoio do novo governador e salientou um pouco da história do Tocantins. Ele disse que a humildade é a maior qualidade do novo governador. “Sempre fui adversário de Marcelo e nunca vi ele subir o tom de voz com ninguém mesmo sendo atacado”, disse.

“Talvez sua família tenha chorado muito mas quem sabe Deus não está lhe preparando para este momento tão difícil da história desse Estado?”, disse ao frisar que Marcelo está preparado para lidar com a situação do Tocantins. Bonifácio disse que Deus preparou Marcelo para tomar as medidas necessárias para que ele não tenha nenhum sentimento de vingança. “Vossa Excelência foi preparado para a mudança e não para a vingança”, disse.

O deputado frisou que Marcelo dará o impulso necessário que o Estado precisa. “Vossa Excelência sai de um inferno astral para um inferno administrativo que Deus o preparou para isso”, disse.