Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Cerca de cinco mil refeições diárias voltaram a ser fornecidas no Hospital Geral de Palmas (HGP), o maior hospital público do Estado. A medida foi tomada após negociações com a empresa prestadora do serviço junto à Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). No final de 2014, problemas administrativos causados por falta de pagamentos chegaram a suspender o fornecimento de refeições aos acompanhantes e servidores do HGP e nos 18 outros hospitais estaduais. Em todo o Estado, 21 mil refeições voltaram a ser disponibilizadas diariamente.

Segundo a diretora geral do HGP, Renata Duran, o restabelecimento das refeições aconteceu após negociações e compromissos de pagamento dos meses atrasados por parte da Sesau, junto à empresa prestadora dos serviços, em toda a rede hospitalar do Estado. Ainda segundo a diretora, os cerca de 400 funcionários do hospital, alguns em regime de plantão, chegaram a ter que trazer refeições de casa ou mesmo buscar restaurantes nas proximidades do hospital. “Felizmente conseguimos restabelecer o serviço e fornecer seis refeições diárias aos acompanhantes, servidores, além das dietas específicas dos pacientes do hospital”, afirmou.

Refeições

Durante o almoço fornecido nesta quarta-feira, 7, foram servidos no refeitório do HGP arroz, feijão, salada, bife, farofa de cuscuz com calabresa e suco de tamarindo. Segundo a acompanhante Maria do Socorro dos Santos -  cujo esposo fora vítima de acidente automobilístico e no momento aguarda cirurgia ortopédica -, no final de 2014 houve muitas reclamações quando as refeições servidas aos acompanhantes e servidores foram suspensas. “Tivemos a ajuda de muitas pessoas que chegaram a trazer comida para nós. Graças a Deus o refeitório agora está funcionando e a comida é muito boa”, garantiu. 

 De acordo com a Sesau, com a regularização dos fornecimentos, a primeira refeição nos hospitais está disponível a partir das 06h30 e a última às 02h da manhã do dia seguinte.