Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Camila Soares

Foto: Camila Soares

O secretário de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Clemente Barros, acompanhado do presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Humberto Camelo, recebeu na quarta-feira, 7, o presidente do Sindicato das Indústrias Frigoríficas do Tocantins (Sindicarnes), Oswaldo Stival, e equipe técnica. Na pauta do encontro, que aconteceu no gabinete da Seagro, o termo de cooperação técnica entre o Governo do Estado e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), cedendo 41 médicos veterinários e auxiliares para inspeção federal nos frigoríficos com Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Estado.  

Na última segunda-feira, 5, foi publicado no Diário Oficial do Estado, decreto revogando todas as cessões de servidores para outros órgãos, sejam eles do Estado, municipais ou federais, com exceção da Justiça Eleitoral. Os servidores devem se apresentar ao seu órgão de origem em até 15 dias.  

Na ocasião, Stival defendeu a parceria para a manutenção das exportações tocantinenses. “A carne de bovinos é o segundo produto na pauta de exportações do Estado e essa parceria é fundamental para o comércio e para a economia da região”, explicou o presidente do Sindicato, acrescentando que em novembro de 2014 foi assinado um termo aditivo, prorrogando por mais seis meses o termo de cooperação técnica.

Clemente Barros e Camelo falaram do interesse do Governo do Estado no trabalho dos inspetores cedidos ao Mapa, tendo em vista a importância para o setor pecuário. “Com certeza vamos manter a parceria e solicitaremos isso ao Governador Marcelo Miranda”, disse Clemente Barros, ao final da reunião.

Dados

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, em 2014, até o mês de novembro, a carne foi responsável pela arrecadação de US$ 163.454.553. O valor representa 19,5% do total de exportações realizadas este ano pelo Tocantins. O Estado conta atualmente com um rebanho de mais de oito milhões de cabeças de bovídeos (bovinos e bubalinos), segundo dados da Adapec.