Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Irene Alves

Foto: Irene Alves

Já está disponível no site da Prefeitura de Palmas a lista com os nomes das crianças selecionadas pelo Sistema Online de Cadastro da Educação Infantil (Socei) para matrículas deste ano letivo. Os pais ou responsáveis podem conferir a unidade selecionada para seus filhos no endereço http://semed.palmas.to.gov.br/socei. Para ter acesso à informação é preciso informar o CPF e o número do protocolo gerado pelo sistema no ato do cadastro. Caso o interessado não tenha mais esse protocolo deverá procurar diretamente a unidade almejada e verificar a lista no local. O início das aulas está previsto para o próximo dia 02 de fevereiro.

Segundo o Sistema de Gestão Escolar (SGE), o número de crianças atendidas na Educação Infantil vem crescendo significativamente na rede municipal de Ensino. Em 2013 foram atendidos, somente pela educação infantil do município, 8.286 alunos. Já em 2014, este número aumentou para 9.508. E para este ano o município disponibiliza atendimento para cerca de 11 mil crianças. A evolução das matrículas nos últimos três anos foi de 53,46%, esse total corresponde a 3.822 novas vagas, somente na educação infantil.

Já o número de novas vagas em toda a rede municipal de ensino é de 9.292 vagas, distribuídas na educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O aumento na oferta de vagas este ano foi de 34,2%, visto que em 2014 foram ofertadas 6.108 vagas.

Segundo o secretário municipal da Educação, professor Danilo Melo, este ano será instituído o Sistema Oficial de Cadastro de Ensino Fundamental (Socef), programa semelhante ao Socei. O novo sistema administrará o número de vagas e evitará filas nas portas das escolas.

Matrículas

Após a divulgação da lista de alunos no Socei, os pais ou responsáveis terão cinco dias úteis para efetivar as matrículas. Os documentos necessários são os seguintes: CPF e RG dos pais; comprovante de residência recente com CEP; certidão de Nascimento ou RG da criança; cartão de vacina atualizado; uma foto 3x4; documentos comprobatórios dos dados informados no Socei (para as crianças que informaram algum critério especial, como Bolsa Família e necessidades especiais e outros). (Secom Palmas)