Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

A maior comarca do Tocantins, Palmas, recebeu na manhã desta quarta-feira, 14, novos avanços na área de Tecnologia da Informação, passando a integrar a Rede Metrotins. A novidade foi apresentada  pela presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Ângela Prudente, durante evento, que reuniu a diretora do Fórum, juíza Flávia Afini Bovo, o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Tocantins, Rubens Dário, o professor Gentil Veloso Barbosa, coordenador estadual da Rede Metrotins por meio da Universidade Federal do Tocantins, magistrados e servidores da Comarca da Capital.

"Estamos hoje trazendo para o Fórum a rede Metrotins e também colocando em funcionamento a Rede Wi-Fi. Tivemos um grande avanço em velocidade e segurança de dados. Além do planejamento por meio da Governança da Tecnologia da Informação, Plano Diretor da TI, dentre outros, que vão nortear as ações das próximas gestões", disse a presidente do TJTO sobre os últimos avanços na área de Tecnologia.

Na oportunidade a magistrada ainda agradeceu e parabenizou a equipe de Tecnologia da Informação do TJTO pelo trabalho."A TI se preocupou em atender os anseios de magistrados, servidores e também dos órgãos parceiros, que integram o Sistema de Justiça. Toda a equipe vestiu a camisa do Judiciário", afirmou.

A Rede Metropolitana Comunitária de Ensino e Pesquisa de Palmas visa interligar por meio de fibras ópticas todo o complexo do Poder Judiciário na Capital (Tribunal de Justiça, Corregedoria-Geral, Fórum de Palmas, Esmat e Anexo II). A primeira unidade a ser integrada foi a Escola Superior da Magistratura - Esmat, no último mês de dezembro. Já nesta quinta-feira (15/1) integram a Rede a Corregedoria Geral de Justiça e o Anexo II do TJTO. Com uma velocidade de 10 Gigabytes será possível fazer a transferência de dados de forma rápida e ainda mais segura.

O diretor de TI do Tribunal, Rogério Nogueira, explicou sobre o funcionamento da Metrotins. "Com a adesão à Metrotins O Poder Judiciário na Capital terá 41km de fibras, alta velocidade de transmissão de dados, saindo de 8 Mbs para um link de 10.000 Mbs, ganhando ainda independência de operadoras", afirmou.

Para a diretora do Fórum integrar a Rede Metrotins é uma grande conquista para a Comarca. "Com certeza trará maior agilidade aos processos judiciais, bem como maior conforto aos magistrados. Um grande avanço que já era almejado pelos magistrados e também pelos demais operadores do direito e jurisdicionados", afirmou a juíza Flávia Afini.

A novidade agradou aos magistrados que atuam na Capital. "O projeto Metrotins é um índice, a gente não perde mais tempo", disse o juiz Pedro Nelson de Miranda Coutinho.

A rede Metrotins é coordenada no Tocantins pela UFT e integrada por 8 instituições estaduais e federais. A transmissão dos dados do Judiciário será feita por fibra óptica exclusiva da Justiça.

A integração por meio da Rede Metrotins ainda possibilita a Replicação do Data Center e  Wi-Fi Telejuris na Comarca de Palmas, que já está em funcionamento. O primeiro advogado a testar a rede sem fio foi o vice-presidente da OAB/TO. "Surpreendente, já testei e sei que esse era um anseio da classe dos advogados e também das partes. Parabenizo a todos que se empenharam nesse projeto, pois o êxito que alcançado aqui é incrível", declarou Rubens Dário.    

Mais avanços

Na oportunidade a presidente do TJTO anunciou duas novas ferramentas do Sistema de Processos Eletrônico, desenvolvidas pela equipe de TI:
Modelos em Blocos - bloco de processos que poderão ser atualizados simultaneamente; Marcação de processos - facilita saber quais são as prioridades agrupadas  por assuntos. Outro benefício para a Comarca de Palmas é a realização em andamento da reforma do Cabimento estruturado,  dando mais segurança e celeridade ao processo eletrônico, evitando interrupções. (Ascom TJ)