Cerca de 200 novas empresas e indústrias de pequeno e médio porte poderão se instalar no Estado nos próximos anos. A ação inicial foi dada nesta quinta-feira, 15, em Palmas, durante reunião entre o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Eudoro Pedroza, e o prefeito de Palmas, Carlos Amastha. No encontro, foi assinada a regularização do Distrito Industrial Tocantins II, que será instalado na quadra ASR-NE 65, na Capital. O prefeito Carlos Amastha assinou o documento de destinação da área para possibilitar a implantação.
O Distrito Industrial Tocantins II foi criado em 2009, na gestão do governador Marcelo Miranda, pelo atual secretário Eudoro Pedroza, então secretário estadual de Indústria, Comércio e Turismo.
Segundo o secretário, cerca de 550 empresários já demonstram interesse em investir no Tocantins. Ainda de acordo com o gestor, após análise destas propostas, o Governo do Estado vai disponibilizar o microparcelamento dos lotes, fornecendo ainda a infraestrutura necessária para a instalação das empresas, por meio do Fundo de Desenvolvimento Econômico. “O governo do Estado vai executar e providenciar os serviços básicos, como pavimentação, e solicitar a instalação de energia elétrica e fornecimento de água. Vamos entregar os lotes devidamente estruturados”, ressaltou.
Para o prefeito Carlos Amastha, a cessão da área precisa estar agregada àquelas empresas que realmente pretendam investir no Estado e na Capital. O prefeito ressaltou a importância da iniciativa privada para a geração de empregos. “Precisamos urgentemente que a iniciativa privada seja o grande propulsor de emprego na nossa cidade”, frisou.
Projeto Zig Zag
Conforme o secretário Eudoro Pedroza, o Governo do Estado pretende retomar o projeto Zig Zag, de incentivo à geração de renda e novos postos de trabalho por meio da qualificação, capacitação e produção de confecções vindas de pequenas empresas. “Pretendemos também investir na qualificação daquelas donas de casa que possuem interesse em montar sua pequena confecção”, ressaltou. (Secom-TO)