Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os deputados estaduais da nova legislatura tomaram posse neste domingo, 1º de fevereiro, em cerimônia na Assembleia Legislativa do Tocantins. Várias caravanas do interior vieram participar da cerimônia que lotou a Casa de Leis. Os deputados fizeram o juramento de posse  prometendo colocar os interesses do Estado sempre em primeiro lugar. A cerimônia foi rodeada de expectativa para a eleição que acontece ainda nesta manhã. As articulações continuaram durante a sessão.

O candidato do governo, como o Conexão Tocantins revelou mais cedo, é Eli Borges que está indo para o sétimo mandato.

O atual presidente Osires Damaso (DEM) conduziu a sessão e foi o primeiro a fazer o juramento de posse. Antes de assinar o termo o deputado José Bonifácio (PR) chamou atenção pelo discurso que fez na tribuna e chamou atenção para a “gravidade desse juramento”. “Talvez daqui e pouco se esqueçam tudo até o exercício do mandato, retidão e ninguém se lembra mais de nada talvez se esqueçam daqui a alguns minutos”, alfinetou.

Eduardo Siqueira Campos (PTB) dedicou a posse ao pai, ex-governador Siqueira Campos e aos demais familiares.

O deputado José Roberto Forzani (PT) disse que com sua posse quer homenagear todos os excluídos do Estado. “Sem terra, indígenas, sem moradia, quero homenagear todos os excluídos desse Estado”, disse.

Tomaram posse os veteranos: Amélio Cayres (SD), Vilmar (SD), Luana Ribeiro (PR), Osires Damaso (DEM), Eduardo do Dertins (PPS), Toinho Andrade (PSD), José Bonifácio (PR), Amália Santana (PT), Wanderlei Barbosa (SD), Eli Borges (PROS), José Roberto (PT) e os que terão o primeiro mandato na Casa de Leis: Eduardo Siqueira Campos (PTB), Olyntho Neto (PSDB), Jorge Frederico (SD), Valderez (PP), Paulo Mourão (PT), Valdemar Júnior (PSD), Ricardo Ayres (PSB), Nilton Franco (PMDB), Mauro Carlesse (PTB), Elenil da Penha (PMDB), Rocha Miranda (PMDB), Cleiton Cardoso (PSL).

Além do governador Marcelo Miranda (PMDB) e da vice Claudia Lelis (PV) participam da sessão o presidente da Câmara de Palmas, Rogério Freitas, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PP), o defensor público geral, Marlon Costa Luz Amorim, o procurador geral de Justiça, Clenan Renaut, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Manoel Pires, a presidente do Tribunal de Justiça, Ângela Prudente e o presidente da OAB, Epitácio Brandão.