Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Controle o seu Mundo. É com essa proposta que o projeto desenvolvido por três estudantes do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico de Mecatrônica do Campus Palmas, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), foi selecionado como finalista da 13ª Feira Brasileira de Ciências Engenharia (FEBRACE). 

O projeto foi desenvolvido pelos estudantes Rafael Silva Victor, Luiz Felipe Santana de Araújo Souza e Kaike Castro Carvalho e visa o controle de equipamentos via rede sem fio, por meio do celular. 

Conforme o professor orientador do projeto, Valci Ferreira Victor, por meio do mesmo seria possível, por exemplo, ligar e desligar a distância pontos de energia em residências. “Por meio desse projeto o individuo pode controlar o ambiente de onde estiver. Atividades como ligar o ar condicionado, desligar e ligar a iluminação, irrigar o jardim durante uma viagem. Tudo isso poderia ser feito a distancia, pelo celular”, explica o orientador. 

O projeto “Controle o seu Mundo” participa da mostra de finalistas da Febrace entre os dias 16 e 20 de março. A mostra ocorre na tenda de Eventos da Febrace - estacionamento da EPUSP Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). Os projetos premiados na Mostra representarão o Brasil em mostra nos Estados Unidos.

Febrace

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo uma grande mostra de projetos. A Febrace assume um importante papel social incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia. Desde 2003, a Febrace tem descoberto novos talentos e gerado oportunidades.