Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Herbert Marcus

Foto: Herbert Marcus

Assentados e filhos de assentados dos estados do Maranhão, Pará e Tocantins podem se inscrever para o processo seletivo do curso superior em Agronomia, que será ofertado pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

O curso é exclusivo para beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária e é resultado de parceria entre a superintendência regional do Incra no Maranhão e o  Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Esta ação é realizada por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Serão oferecidas 45 vagas e o ingresso no curso será feito por meio vestibular. O curso será ofertado em sistema de alternância, compreendendo o tempo escola, de caráter intensivo, com dez etapas presenciais, e o tempo comunidade.

As inscrições para o processo seletivo estão abertas de 04 a 10 de fevereiro e podem ser feitas pelo sítio www.ifma.edu.br ou na sede do IFMA, no campus São Luís - Maracanã, localizado no bairro da Vila Esperança, em São Luís (MA).

Para realizar a inscrição são necessários os seguintes documentos: cópia do Registro Geral de Identidade; do CPF; do título de eleitor e comprovante de votação; certificado de conclusão do ensino médio; declaração de que não concluiu, não está cursando e nem irá cursar no ato da inscrição ou no decorrer do desenvolvimento do curso de Agronomia qualquer outra formação superior.

Para comprovar a condição de assentado ou de dependente de assentado, o candidato deve apresentar certidão no ato da inscrição. Se ele for beneficiário direto basta acessar o sítio www.incra.gov.br, clicar em declaração de assentado, localizado no módulo da Sala da Cidadania. Caso o candidato seja dependente de beneficiário da reforma agrária, será necessário comparecer às sedes das superintendências regionais do Incra no Maranhão, Pará e Tocantins, e se dirigir até a Sala da Cidadania para solicitar a certidão comprobatória.

Provas

As provas serão aplicadas em uma única etapa, dia 1º de março, no horário vespertino, no campus do IFMA Maracanã, e terão 35 questões de múltipla escolha nas áreas de matemática, ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e códigos, além de uma redação. (Ascom Incra)

Tags: Incra, campo