Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Emerson Silva

O Tocantins acaba de ganhar mais um grande empreendimento. Foi inaugurada uma unidade de Transbordo de Grão da empresa Agrex do Brasil, subsidiária da Mitsubishi Corporation, na última quinta-feira (5), no pátio multimodal da Ferrovia Norte-Sul em Porto Nacional.

Orçada em cerca de R$ 25 milhões o terminal poderá processar inicialmente 17 mil toneladas de grãos, que serão recebidos diretamente do produtor. Paulo Fachin, CEO da Agrex, diz que o objetivo do novo terminal é fomentar a atividade de origem de grãos da empresa.

O foco inicial é atender a produção de aproximadamente 60 agricultores da Bahia e do Tocantins, com estimativa de movimentar 250 mil toneladas e utilizar sua total capacidade, além da demanda gerada pelo escoamento de produtos agrícolas que serão posteriormente exportados pelos portos da região Norte.

De acordo com o representante da Agrex, ter mais opções de escoamento é essencial para um País que, na última década elevou sua produção de grãos. “Em média serão transportadas por dia 7 mil toneladas, o que equivale a 80 vagões. Será uma operação mais limpa, segura, pois estamos estrategicamente localizados, uma vez que a proximidade com o produtor é essencial”.

Para o Diretor Administrativo, Vitor Loudero, a Agrex escolheu o Tocantins por considerar o Estado uma região que está em constante desenvolvimento. “Escolhemos Porto Nacional, por atender três pontos fundamentais, menor custo, menor tempo e elevado nível de serviço, ou seja estamos mais próximos de nossos parceiros”, enfatizou Loudero.

Para Paulo Fachin a empresa usará o trecho da Ferrovia Norte-Sul, que já está em funcionamento e está localizado às margens do terminal no município de Porto Nacional. A Agrex atua como trading, comercializando grãos, além de ter lavouras de soja e milho nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Goiás.

Estiveram presentes na inauguração, Paulo Mendonça, Gerente de Incentivos e Atração de Investimentos, Eremilson Ferreira, Diretor do Desenvolvimento Econômico, ambos da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo do Tocantins, Paulo Fachin, CEO da Agrex do Brasil, Yoshinori Nagata da Mitsubishi Corporation, Otoniel Andrade, Prefeito de Porto Nacional, produtores rurais, comerciantes, entre outros. (Ascom Sic)