Para garantir a segurança e a qualidade dos serviços de transporte público rodoviário intermunicipal de passageiros, o Governo do Estado, por meio da Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR) vai reforçar a fiscalização no período de Carnaval. As ações serão intensificadas a partir de sexta-feira, 13, nos terminais rodoviários de Palmas, Gurupi, Araguaína, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins e Guaraí, onde estão instaladas salas permanentes de atendimento da ATR. Com o intuito de abranger mais regiões do Estado os fiscais da ATR também estarão posicionados em pontos estratégicos e postos fiscais nas rodovias até a Quarta-feira de Cinzas.
De acordo com o presidente da ATR, Jota Patrocínio, a medida é necessária para garantir a integridade dos passageiros e a qualidade dos serviços prestados. “Nossa meta é fiscalizar todo o Sistema de Transporte Rodoviário a fim de coibir a clandestinidade realizada por veículos particulares e/ou de aluguel e verificar as condições de segurança dos veículos. O transporte clandestino representa grande risco para sociedade”, advertiu.
No entanto, o diretor de Regulação e Fiscalização da ATR, Filipe Fernandes de Sousa, lembra que as ações já acontecem rotineiramente, mas serão intensificadas durante o feriado, no qual o fluxo tende a aumentar. “Vamos verificar, dentre outras coisas, o cumprimento de pré-requisitos básicos para o transporte de passageiros, como cintos de segurança, extintor de incêndio, além da documentação adequada das empresas e condutores”, explica.
Ouvidoria
Para reclamar, denunciar ou solicitar informações sobre os serviços de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros os passageiros podem entrar em contato a ATR, ligando gratuitamente para a Ouvidoria Geral, através do telefone 162. O serviço de Ouvidoria está disponível de segunda a sexta, em horário comercial.