Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Heitor Iglesias

A fim de garantir o estoque de sangue para o atendimento de eventuais demandas durante o período do Carnaval no Estado, a Hemorrede do Tocantins convida a comunidade a realizar doação de sangue antes de cair na folia.

Segundo a responsável pela área de Captação de Doadores do Hemocentro Coordenador de Palmas, Denis Gomes Rodrigues, apesar de o estoque não estar alto a demanda está sendo atendida. “A preocupação é a mesma em todos os feriados prolongados, pois além de suprir rotina, precisamos estar preparados para um possível aumento da demanda em virtude de acidentes ou qualquer outra ocorrência”, ressaltou.

Denis lembra que o momento pode se tornar crítico se os doadores não comparecerem antes do feriado e destaca a importância de parceiras. “É muito importante reforçar o estoque e é fundamental contar com a parceria de instituições para que não venha a faltar sangue neste período de Carnaval e que tenhamos o suficiente para atender aos pacientes que necessitem”, informou.

O responsável pela área de Captação ainda destaca que todos os tipos sanguíneos são necessários, mas que, no momento, os que têm fator RH negativo são os que se encontram com estoque mais baixo. “Por isso, convidamos a comparecer a uma das unidades da Hemorrede antes de cair na folia, especialmente aos doadores que tenha RH negativo”, complementou.

Gesto simples

Para o servidor público, Aldenor Carvalho de Araújo, de 43 anos e doador há 25 anos, doar sangue é um gesto simples e muito necessário. Ele conta que começou a doar ao ver a necessidade de um amigo que precisou de sangue e teve a vida salva por doadores que nem o conheciam. “Desde então fiz um compromisso de doar de forma voluntária para ajudar. E este ano, resolvi fazer a doação antes do feriado, sei que precisa e espero que as pessoas se conscientizem e tenham um Carnaval com paz e principalmente doando sangue, o que é muito importante para a festa ficar bem mais feliz”, disse.

Nos dias de Carnaval, o Hemocentro Coordenador de Palmas e o Anexo, que fica nas dependências do Hospital Geral de Palmas (HGP), estarão fechados na segunda e terça-feira, 16 e 17. Os atendimentos serão normalizados na quarta-feira de cinzas, 18, a partir das 7 horas.

Parceria

Também conscientes da importância da doação, um grupo de farmacêuticos, reunido através de redes sociais, resolveu realizar uma campanha de doação de sangue.

A ação “Farmacêuticos F+” é nacional e surgiu com a preocupação de aumentar os estoques entre o período de festas de fim de ano e Carnaval. Segundo a doadora e organizadora da ação no Tocantins, Zora Carreiro, “é uma ação de solidariedade em prol da vida. Nosso interesse é que a classe se mobilize para doar sangue e que através da divulgação da nossa ação toda a sociedade se sensibilize e procure o Hemocentro para ajudar”.

Em Palmas, as doações do grupo acontecem no Hemocentro Coordenador na quinta e sexta-feira, 12 e 13.

Quem pode e onde doar?

Para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, apresentar documento oficial com foto, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos – menores de idade só podem doar com autorização formal e presença do responsável. A idade limite para primeira doação é 60 anos. A pessoa também deve está bem alimentado, não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação e não ter fumado nas últimas 2 horas, além de evitar alimentos gordurosos.

A doação pode ser realizada em qualquer uma das unidades da Hemorrede do Tocantins em Palmas, Araguaína, Gurupi, Augustinópolis e Porto Nacional.

Mais informações e endereços das unidades de coleta da Hemorrede através do site http://hemoto.saude.to.gov.br (Ascom Sesau)