Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Inês Theodoro

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Luiza Leão, visitou, esta semana as instalações da Kenerson General Optical, empresa sediada em Palmas que é representante exclusiva no Brasil da multinacional chinesa General Optical, terceiro maior grupo do mundo em fabricação de óculos. É em Palmas que a Kenerson monta e distribui óculos multimarcas para todo o território nacional, a partir de matéria-prima importada da China.

Com uma estrutura de 12 mil metros quadrados de área construída, a empresa está em Palmas há cerca de oito anos, atuando na montagem de óculos como: corte de lente, pintura e identificação de peças pelo processo de tampografia que é a impressão da marca nos produtos, e tem a capacidade para fabricar oito mil óculos por dia e 250 mil peças mensal, além de  gerar 300 empregos diretos nas áreas de fabricação e montagem, além de 180 empregos terceirizados.

Hoje a multinacional atua com três linhas de produção de óculos de metal, de acetato e injetado. Até então, parte das peças ainda é importada e com os novos equipamentos, a gestora industrial já se vê diante de um novo desafio: a falta de mão de obra especializada para a futura linha de produção.

Maria Luiza destacou a importância de  avançar em uma "economia cada vez mais integrada" para a criação de emprego, disseminação de conhecimento e geração de rendas. “A Kenerson  é um exemplo de inclusão produtiva e  tem a visão de aproximar a empresa da comunidade, o que só vem propiciar um papel decisivo no crescimento do Município e geração de emprego e renda para os jovens.”

A gestora Industrial, Gicelia Valverde, e o gestor de Logística, Edmundo de Oliveira Pereira, destacaram que embora a indústria tenha dado uma alavancada, há ainda muita dificuldade de encontrar profissionais qualificados em Palmas. “Hoje temos uma oferta de 40 vagas e estamos tendo dificuldade de preenchê-las. Mas por meio desta parceria, firmada com a Sedes temos expectativa que  este número de vagas seja preenchida, tão logo que o curso volte a ser ofertado nos Cras”, destaca.

O Jovem Iedo Messias Rodrigues, 20 anos, conta que fez o curso de capacitação há um ano  atrás, no Cras da 407 Norte. Hoje, empregado pela Kenerson mantém seus estudos e contribui com a renda da família. “Graças ao curso de capacitação já tive várias conquistas sendo  a maior delas,  a minha faculdade”, comemora. (Secom Palmas)