Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Aconteceu na tarde desta quarta-feira, 11, na sede do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Glória de Ivone (Cedeca) aconteceu o Encontro Intermunicipal com os gestores de Assistência Social, Educação e Saúde de seis cidades tocantinenses, entre elas, Palmas, que foi representada pela secretária de Desenvolvimento Social Maria Luiza Leão.

O encontro teve como principal objetivo fortalecer as políticas públicas para o enfrentamento a violência e exploração sexual de crianças e adolescentes nos municípios de Guaraí, Lajeado, Palmas, Pedro Afonso, Porto Nacional e Tocantínia.

Durante o encontro foi apresentado para os gestores representantes dos seis municípios, o Projeto Farol que por meio de ações de prevenção primária, secundária e terciária, envolvendo a realização do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual, a construção do protocolo de unificação do atendimento a crianças e adolescentes em situação de violência e exploração sexual e encontros com adolescentes sobre o direito à participação, educomunicação e teatro.

“Neste momento estamos conversando, repactuando com os secretários de Assistência Social, de Saúde e Educação as ações previstas para 2015, para que eles possam se interar do que está acontecendo e também para propor ações para promover o enfrentamento a violência sexual. Esperamos que os secretários se mobilizem, se sensibilizem e se sintam parte do projeto para que ele realmente seja absorvido pelo município, para que não seja uma ação do Cedeca mais seja uma ação do próprio município”, reforça a assistente social Mônica Brito.

Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Luiza Leão, o encontro foi  importante por focar o tema criança e adolescente na agenda política dos municípios e incentivar a práticas de atuações intersetoriais para estrutura das políticas publicas. “Devemos enquanto gestores, estar cada vez mais envolvidos com questões para o enfrentamento à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes, pois só desta forma é que promoveremos a intersetorialidade e continuidade da política das ações previstas”,disse.

Patrocinado pela Petrobras, o projeto tem como área de abrangência os municípios de Palmas, Porto Nacional, Pedro Afonso, Lajeado, Tocantínia e Guaraí.