Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Valério Zelaya

Foto: Valério Zelaya

Está acontecendo em Taquaruçu nesta quinta-feira, 12, o Dia D de Testagem Rápida realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus). O Dia D também acontece em diversas Unidades de Saúde da Família (USF) da Capital com o objetivo de prevenir e conscientizar a população durante o período de Carnaval.

A testagem acontece nas USF’s da 1004 Sul, 1103 Sul, Taquari, Aureny II, Santa Fé, Setor Sul, Taquaruçu e Policlínica do Aureny I. A idade mínima para realizar os testes rápidos é de 16 anos, entretanto, se a pessoa que não tiver a idade mínima e quiser efetuar o procedimento deve estar acompanhada do responsável maior de idade.

A enfermeira do Núcleo de Assistência Henfil, Iana Lucena, ressalta que o resultado é rápido e pode salvar vidas. “O teste para prevenção das DST´s é rápido, o procedimento é simples e além de conscientizar é uma forma de prevenir. A pessoa deve assinar um termo que concede a realização do teste e o resultado sai em 30 minutos”, explicou Iana.

Prevenindo

Moradora de Taquaruçu, Michelle Durans, 23 anos, fez a testagem rápida pela primeira vez e chamou atenção da resistência encontrada ainda na população para realizar o procedimento. “Apesar de todo o tabu que envolve o assunto, para mim os testes são um incentivo a prevenção para melhor qualidade de vida e bem-estar físico. São ações como essas que despertam o interesse da população para cuidar de si”, disse.

Material educativo

Além dos testes rápidos também foram entregue a população material educativo, preservativos e receberam orientações sobre as doenças sexualmente transmissíveis e como preveni-las.

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e a equipe do Henfil realizará os testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C, laudos e aconselhamento na USF de Taquaruçu durante todo o dia.

Ações

Ainda nesta quinta-feira, 12, a equipe da USF 1004 Sul realizará uma caminhada noturna para distribuição de preservativos e panfletos na noite desta quinta-feira, 12, nos estabelecimentos comerciais das quadras atendidas pela Unidade. (Secom Palmas)