Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

A segunda noite de carnaval em Colinas do Tocantins, no sábado, 14, atraiu cerca de quatro mil pessoas no espaço reservado para os foliões, ao lado da Câmara Municipal. A festa na Avenida também significa a oportunidade de conseguir uma renda extra, onde dezenas de barraqueiros se prepararam para atender os foliões que participam do carnaval.

O circuito da folia montado na Avenida Tenente Siqueira Campos, conta com dez barracas de bebidas e três de alimentação. O comerciante Manoel Rodrigues montou uma barraca de bebidas e afirma que a movimentação tem trazido bons lucros. “O carnaval de Colinas vem mostrar o quanto a nossa cidade é importante e referência em cultura, pois apesar do clima chuvoso a comunidade não deixa de participar da festa. O evento está sendo uma oportunidade de geração de emprego, renda e também de muita alegria para os foliões”.

O segundo dia das festividades de Carnaval em Colinas, contou com grande show da Tchimbalaiê, onde os foliões se divertiram ao som de axé e muito swing. O evento busca fortalecer a tradição do carnaval de rua na cidade e oferecer opções de lazer para os colinenses.

A participante do evento, Polyanna Castro, comentou a animação da segunda noite da festa. “Está sendo maravilhoso participar do carnaval na nossa cidade. Eu e um grupo de amigos viemos desde o primeiro dia e com certeza viremos todos os dias, porque a festa está muito organizada e com shows maravilhosos que nos trazem a animação e a energia do carnaval”.

O evento que está movimentando o comércio local e proporcionando lazer e entretenimento à comunidade segue até segunda-feira (16). Neste domingo, a folia contará com a animação da banda baiana Zumbalada e na segunda-feira, Viola de Junior tocará para os foliões de Colinas e Região.

O vice-prefeito Adriano Rabelo comentou a importância do evento para o fomento à economia local. “Tradicionalmente, segmentos como bares e hotéis são os que mais lucram com o evento, mas empresas de diversos ramos também se beneficiam com os investimentos de turistas e moradores para participarem da festa. O carnaval fomenta, também, o emprego, mesmo que temporário, onde vemos dezenas de comerciantes que montaram suas barracas no circuito da festa, obtendo bons lucros com as vendas para os foliões”.

Na avenida, o folião também conta com ações de conscientização sobre o combate aos diversos tipos de violência, ao visitar os estandes da Secretaria Municipal Especial de Políticas Públicas para as Mulheres e do Centro de Referencia em Assistência Social (CREAS). A Secretaria Municipal de Saúde está realizando a distribuição de camisinhas e entrega de folders orientando os foliões sobre a importância dos cuidados com a saúde.