Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Lúcia Brito

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Naturatins são parceiros no processo de emissão do Cadastro Ambiental Rural (CAR) garantindo aos pequenos agricultores o registro da propriedade no documento, 

No município de Pindorama, a 196 km de Palmas, o casal de agricultor Edson Anisio e Edileuza Maria, vive na Chácara Argentina, sendo um dos pioneiros no cultivo da Guariroba, como alternativa de renda extra. Na pequena propriedade rural, em 1,5 hectares de terra estão plantados 10 mil pés dessa espécie de palmeira nativa do cerrado, da qual é extraído um palmito de sabor amargo, mas de grande aceitação no mercado.  

Segundo o agricultor, uma de suas grandes preocupações sempre foi produzir com sustentabilidade e a preservação da natureza sempre esteve aliada as suas atividades diárias. Na região sua propriedade é considerada modelo de manejo correto, pois na chácara de 50 hectares, 60% da vegetação natural estão preservados. Essa situação garantiu a inscrição do imóvel no Cadastro Ambiental Rural (CAR), sistema eletrônico nacional, cuja a finalidade é integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo um banco de dados para controle, monitoramento e combate ao desmatamento.

“Atualmente 1.500 pés de guariroba estão prontos para serem vendidos. A posse do documento valida meu negócio. Já possuo a DAP - Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), agora estou aliviado, posso trabalhar sem medo, minha vida está em ordem”, comemora o agricultor.

A engenheira florestal, Thalline Rodrigues da Silva e o engenheiro ambiental, Glauco Rodrigues, ambos do Ruraltins, foram os responsáveis pela emissão do CAR, para a propriedade. De acordo com a engenheira, o documento é fundamental para o senhor Edson regulamentar a atividade.

“O documento é obrigatório e o Ruraltins como órgão de assistência técnica e extensão rural esta apto a emitir o Cadastro gratuitamente. Os agricultores familiares que possuem até 300 hectares de terra podem procurar um de nossos escritórios para emitir o CAR de sua propriedade, sem pagar nada por isso”, conclui Thalline Rodrigues.

Orientações técnicas

A Guariroba produzida pelo agricultor Edson é muito apreciada na culinária tocantinense, porém o ciclo de produção é longo, em media são cinco anos para o inicio da exploração. De acordo com a técnica do Ruraltins, Iza Maria Rodrigues Neres, para resolver esse problema, na propriedade dele foi empregado o sistema agrossilvipastoril, que envolve o plantio de outras culturas de ciclos menores. Na chácara o agricultor intercala o plantio do milho, com feijão, mandioca, hortaliças, frutas, além da criação de pequenos animais, afim de garantir renda à família.

“O processo começou, desde 2006, com orientações técnicas na propriedade. Enquanto se desenvolvia a principal atividade, o produtor viu nesse sistema uma fonte de renda garantida, pois tem produção o ano inteiro. O trabalho do Ruraltins junto ao agricultor familiar o capacita em todos os sentidos, para que ele veja a propriedade com outro olhar, produzindo com qualidade e dentro da legalidade”, disse a técnica.