Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A equipe do Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Dona Regina pede o apoio das mães lactantes. O estoque de leite da unidade está bem abaixo do ideal. Para atender às demandas da maternidade, é preciso coletar em média 300 litros de leite por mês. As doações vão ajudar a salvar a vida de mais de 30 bebês internados na UTI e Unidade de Cuidados Intensivos do hospital.

De acordo com a coordenadora do Banco de Leite do Dona Regina, Valquíria Pinheiro, algumas mães produzem um volume de leite que vai além da necessidade do bebê. As mães percebendo que se encontram nessa situação poderão doar o excedente ao hospital. “Para os bebês internados, o leite materno não é apenas um alimento, mas um medicamento muito importante para a recuperação deles”, enfatiza.

As mães interessadas em doar podem ligar para o Disk Amamentação (0800-6468283), onde farão um cadastro. A etapa seguinte será a da visita dos bombeiros – Projeto Bombeiros Amigos do Peito – que entregarão o kit para a coleta. O kit é composto por toca, gases, máscara, materiais informativos e os frascos esterilizados.

Na oportunidade, os bombeiros orientarão as mães quanto à coleta e à estocagem do leite. A mãe não precisará, no momento da visita, retirar de imediato o alimento. Ela terá até 10 dias para coletar e comunicar o Banco de Leite para o recolhimento das doações.