Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Josy Karla

Foto: Josy Karla

A doação de leite materno feita pelas mães que produzem mais do que é consumido pelos seus filhos ajuda a salvar vidas dos bebês internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) do Hospital e Maternidade Dona Regina. Como o estoque de leite no hospital está bem abaixo do ideal, a equipe do Banco pede o apoio das mães lactantes.

Para atender às demandas da maternidade, que é referência no Estado, é preciso coletar em média 300 litros de leite por mês. As doações ajudam a salvar a vida de mais de 40 bebês internados no Hospital.  Atualmente, o Tocantins conta com três bancos de leite: em Palmas, no Hospital e Maternidade Dona Regina; em Gurupi, no Hospital Regional Público de Gurupi; e em Araguaína, no Hospital Dom Orione. 

Segundo a coordenadora do Banco de Leite do Dona Regina, Valquíria Pinheiro, em Palmas, onde se encontra com maior número de crianças que precisam de leite materno, a deficiência está elevada neste início de ano.“Estamos com 41 crianças internadas e aquela mãe que está amamentando, e se ela percebe que sobra leite, é dessa sobra que precisamos”, apontou.

Ainda de acordo com Valquíria, a mãe doadora só precisa fazer um contato com o Banco de leite, que todo o trabalho será executado pelo Corpo de Bombeiros para coleta. “A mãe liga para nós, fazemos o cadastro e ela recebe a visita dos Bombeiros, do Projeto Bombeiros Amigos do Peito, que vão levar o kit de doação e orientá-la sobre como retirar e armazenar o leite. Quando faltam dois dedos para encher o frasco, ela liga para nós e os Bombeiros voltam para recolher”, explicou.

Os bancos de leite estão entre as principais iniciativas que ajudam na redução da mortalidade infantil, inseridos na estratégia da Rede Cegonha. Cada litro de leite pode atender até 10 recém-nascidos internados, dependendo da necessidade. Toda mulher que amamenta pode doar leite materno para atender a demanda de bebês prematuros e de baixo peso.

Contato

O telefone para as mães interessadas em serem doadoras é o Disk Amamentação - 0800-6468283, por meio do qual podem fazer o cadastro. O kit de coleta que as mães recebem é composto por touca, gases, máscara, materiais informativos e os frascos esterilizados.