Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Mamaço em um shopping da capital

Mamaço em um shopping da capital Foto: André Araújo

Foto: André Araújo Mamaço em um shopping da capital Mamaço em um shopping da capital

Como parte da programação da XXVIII Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) e do Agosto Dourado, mês em que se reforça a conscientização para se manter a amamentação exclusiva até os seis meses e complementar até os dois anos, conforme preconiza o Ministério da Saúde, o Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos, Núcleo Gestar Feliz , Fisiopalmas e demais parceiros realizaram a Hora do Mamaço. O Evento aconteceu no sábado, 3, no shopping Capim Dourado, com participação de centenas de pessoas entre mães, bebês, pais, familiares, profissionais da saúde  e comunidade em geral.

Para a assistente social, Itacyra Evangelista o evento é de suma importância. “Sou mãe do Guilherme de um ano e oito meses e já passei por algumas situações de preconceito, por ele já ser grandinho e na hora que ofereço o mamar em local público, as pessoas acham estranho. Por isso, um evento que conscientiza as pessoas sobre a amamentação é extremamente importante”, destacou.

Segundo a coordenadora do Banco de Leite, Walquíria Pinheiro, “a Hora do Mamaço tem este objetivo, de mostrar que a amamentação é uma questão de vida e que a participação da sociedade em apoiar as mulheres que estão nesta fase, faz toda diferença no desenvolvimento do bebê que está sendo alimentado”, afirmou, acrescentando que “há pesquisa que comprovam que o ato de amamentar evita anualmente 800 mil mortes de bebês e 20 mil mortes de mulheres”.

O desenvolvimento do bebê que mama também foi elencado pela fisioterapeuta, do Núcleo Gestar Feliz, Wilma Manduca. “Alem da questão de nutrição que é mais que comprovado, o aleitamento materno auxilia a criança a crescer com vínculos melhor estabelecidos, tornando-a assim, um adulto com relacionamentos melhores com os pais, amigos e a sociedade em geral”, enfatizou.

Durante o evento algumas mães relataram suas experiências exitosas com a amamentação, como a empresária, Tais Muniz, mãe dos gêmeos Pedro e Gustavo, de um ano e sete meses. “Graças ao incentivo da família, do meu esposo e o apoio do Banco de Leite, consegui amamentar os dois com exclusividade até cinco meses e até hoje tem leite para todos. É uma felicidade saber que estou contribuindo para o melhor desenvolvimento deles”, frisou.

Outro relato que chamou atenção foi da enfermeira Janaina Yoshinori, que amamenta ao mesmo tempo os filhos Rafael (quatro anos e quatro meses) e Miguel (seis meses). “Para nós sempre foi super tranquilo, meu filho mais velho seguiu mamando durante a gestação e com o nascimento do irmão, notamos que isso colaborou com um ganho de peso mais rápido do bebê, que não precisa fazer o trabalho pesado de estimular o peito pela produção do leite”, disse.

Sorteios

Durante o evento, também foram sorteados brindes entre as mães que participaram e todas foram convidadas a se tornarem doadoras do Banco de Leite. Toda mulher com boas condições de saúde, não fumante, que não ingere bebida alcoólica, não toma medicamento controlado, que está amamentando e percebe que, depois que o bebê mama ainda tem leite no peito, pode ajudar.

Hora do Mamaço

Deflagrada por mulheres em 2012, a partir de uma situação em que uma mulher foi abordada sob a alegação de que ela não poderia amamentar o filho em local público, a Hora do Mamaço busca reunir o maior número possível de mulheres para que, em um local público, amamentem seus bebês ao mesmo tempo e assim chamem atenção da população para a necessidade do apoio à amamentação.


Programação do Agosto Dourado

Dia 

Hora

Ação

05

14h

Abertura do Agosto Dourado de Palmas no CSC Novo Horizonte – Aureny IV

08

16h

Roda de Conversa e Chá da Tarde na Unidade Canguru do HMDR

09

08h

Seminário da Defensoria Pública sobre Humanização do Parto e Violência Obstétrica, no auditório da Defensoria Pública do Tocantins

11

09

Ação na Comunidade do T33 (Banco de Leite, STOP e Faculdades ITPAC) – próximo ao bairro Capadocia

12

08 – 10h

14 - 16h

Visita técnica dos alunos do Senac ao Banco de Leite do HMDR

Visita técnica dos alunos do Senac ao Banco de Leite do HMDR

13

08 – 10h

14 - 16h

Visita técnica dos alunos do Senac ao Banco de Leite do HMDR

Visita técnica dos alunos do Senac ao Banco de Leite do HMDR

14

08h

08h

Abertura do Agosto Dourado de Paraíso do Tocantins no Hospital Público de Paraiso

Dia da Beleza para as mães nutrizes da neonatologia com o Instituto Embelleze

15

16h

Palestra para o Grupo de Idosos do SESC no Centro de Atividades do SESC, em Palmas

19

08h

Abertura da Semana do Bebê em Palmas  no CSC Valéria Martins 1206 Sul

20

09h

09h

15h

Roda de Conversa com as  mães nutrizes da UTI e UI no Auditório do HMDR com brunch e sorteio de brindes;

Roda de Conversa no CSC da 406 Norte

Curso para Gestantes sobre Amamentação no HMDR

21

09h

Palestra no CSC Morada do Sol

22

09h

16h

Ação no Alojamento Conjunto – Roda de Conversa e Dia de fotos new born com entrega de porta retratos para as mães internadas, no HMDR.

Roda de Conversa e Chá da tarde para os colaboradores do alcon e gineco - HMDR

23

08h

09h

Encerramento da Semana do Bebê em Palmas no Parque do Idoso

Roda de Conversa no CSC José Hermes – Setor Sul

24

08h

Mamaço Solidário – Campanha de Doação de Frascos para o BLH HMDR

Inauguração do Posto de Coleta de Leite Humano do Instituto Crescer – o 1º posto de coleta privado de Palmas

26

08 - 18

Curso de 20h de Aleitamento Materno no HMDR

27

08 – 18

9h

Curso de 20h de Aleitamento Materno no HMDR

Roda de Conversa no CSC Alto Bonito, Aureny 4

28

08 - 12

Curso de 20h de Aleitamento Materno no HMDR

30

8h

Seminário Estadual de Aleitamento Materno - UFT

02/09

08 - 18

Curso de 20h de Aleitamento Materno no Hospital de Miracema

03/09

08 - 18

Curso de 20h de Aleitamento Materno no Hospital de Miracema

04/09

08 - 12

Curso de 20h de Aleitamento Materno no Hospital de Miracema