Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Nielcem Fernandes

Visando analisar estratégias que atendam a demanda por uma rede de comercialização de alimentos, organizada e eficiente no Tocantins, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agricultura e Pecuária (Seagro) está analisando a proposta apresentada por um grupo de distribuição e fomento no setor hortifrutigranjeiro.

A empresa, Citrobell Ltda, uma das maiores na produção e vendas de hortifrutigranjeiros do Brasil, apresentou um projeto de parceria pública privada, que visa aumentar a produção de hotifruti e realizar investimentos para expansão da Central de Abastecimento de Hortifrutigranjeiros do Tocantins (Ceasa). O objetivo é atender a crescente demanda de produção e de abastecimento alimentar do Tocantins e de estados da região norte.

O secretário Clemente Barros recebeu os empresários do Grupo Citrobell Ltda que pretendem trazer um braço da empresa para o Tocantins. “A localização central do Tocantins é estratégica, sendo porta para vários estados do Norte e Nordeste, ideal para ter um centro distribuidor e a empresa já faz esse trabalho de comercializar alimentos aqui e em outros estados da região norte”, explicou o secretário. “O Estado é autossuficiente na produção de hortaliças, na parte folhosa, mas há demanda de mercado por outras culturas”, completou.

O presidente da empresa, Ildemar Alves Junior disse que a proposta é fazer o Ceasa Tocantins funcionar como centro estratégico de apoio e vendas, garantindo alimentos de qualidade e com preços de atacado, além de produzir alguns itens no Estado. Clemente Barros ressalta que a maioria dos Centros de Abastecimentos do Brasil é empresa mista, onde a administração está por conta de empresas privadas, o que vem dando certo. “A orientação do governador Marcelo Miranda é fazer o Ceasa funcionar de forma eficaz”, disse.

Produção de vegetais e frutas no Tocantins

O Tocantins ainda não tem fluxo regular de produção de vegetais e frutas (em escala) e não pode garantir a entrega de alimentos de forma regular (sistemática/contínua). Atualmente, 95% dos alimentos vendidos no Ceasa são oriundos de outros estados e vendidos para municípios do interior, feiras livres e, ou, para os mercados pequenos. Cerca de 5%, do que é comercializado no Ceasa é produzido no Tocantins, como: banana, melancia abacaxi e abóbora.

Após a reunião, a equipe da Seagro seguiu, com o grupo de empresários, para apresentar todo o apoio logístico do Estado, que viabiliza a realização de investimentos no Tocantins. Com a instalação da empresa, a previsão égerar 1500 empregos diretos.

Ceasa Tocantins

O Ceasa do Tocantins foi inaugurado em 2009, com a prioridade de promover o abastecimento alimentar do Estado e pela necessidade de distribuição de alimentos para os mercados, de forma regular, garantindo espaço de comercialização para quem precisa vender e como um ponto certo para quem precisa comprar diversidade de alimentos, de qualidade e com garantia de preços mais baixos. Atualmente, o Ceasa Tocantins vende 1.200 toneladas de alimentos, ao mês. A movimentação financeira, ao mês, é de aproximadamente 1,5 milhão. São gerados 95 empregos diretos e cerca de 230 empregos indiretos.

Empresa

O Grupo Citrobell Ltda com origem em Uberlândia (MG), atua há 42 anos no ramo, na produção de fruticultura e comercialização de hortifrutigranjeiros, em vários estados do Brasil. (Ascom-Seagro)