Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Para discutir a integração das ações de sanidade animal e vegetal, visando o fortalecimento da Defesa Agropecuária nacional, o governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), participará do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), amanhã, 03, na sede Ministério da Agricultura (Mapa), em Brasília.

Entre os principais temas que serão abordados estão o Decreto nº 5741 do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), que trata da execução de atividades de sanidade agropecuária de forma descentralizada da esfera federal; Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos e a Portaria sobre a doença Mormo.

O presidente da Agência, Humberto Camelo representará o Estado no Fórum que conta com dirigentes dos órgãos de defesa agropecuária de todo o país, e o resultado das discussões serão encaminhadas ao Mapa.

De acordo com Camelo, o Fórum foi responsável por grandes conquistas na agropecuária, a exemplo da retirada gradual da vacina antiaftosa e da unificação do calendário nacional de vacinação contra a doença. “É uma oportunidade de discutirmos as ações com representantes de outros estados, visando propostas unificadas que venham fortalecer e desenvolver os Programas sanitários, para apresentarmos ao Mapa propondo melhorias para o setor”, disse.