Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, comunica a todos os beneficiários do programa Bolsa Família em Gurupi que procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS), mais próxima da sua casa para fazer o acompanhamento (peso/altura, regular a situação vacinal e o cadastro da gestação), este acompanhamento cadastral teve inicio nesta semana e deve ser feito até o dia 30 do mês de Junho.

Acompanhamento Cadastral

Todo beneficiário do Bolsa Família precisa ser acompanhado pelos serviços de saúde nas UBSs duas vezes ao ano, e essas informações são lançadas no sistema do Ministério da Saúde.

“Quando o acompanhamento não é realizado, o beneficiário pode ser notificado, ter o benefício suspenso e até cancelado” – adverte a secretária da Saúde, Suely Aguiar.

Agendamento

Cada Unidade de saúde terá um dia especifico para fazer o acompanhamento, por isso, a Coordenadora de Programas Especiais do Município, Talyta Borges de Lima Cardoso, reforça que o beneficiário deve se antecipar, pois, o acompanhamento será feito por meio de agendamento nas UBSs.

“É importante que o beneficiário fique atento, pois, atualmente a Secretaria da Saúde de Gurupi atende 4.264 famílias que são cadastradas no “Bolsa” e todas essas pessoas devem fazer essa atualização no cadastro, ou seja, é muita gente, por isso o quanto antes procurar a UBS melhor”. Destaca a coordenadora.

O Beneficio

O Bolsa Família é um programa federal de transferência de renda destinado às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, com renda per capita de até R$ 154 mensais, que associa à transferência do benefício financeiro do acesso aos direitos sociais básicos - saúde, alimentação, educação e assistência social. Através do Bolsa Família, o Governo Federal concede mensalmente benefícios em dinheiro para famílias mais necessitadas. (Ascom Gurupi)