Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Palmas vai apresentar nesta quinta-feira, 12, em Dia de Campo os resultados práticos sobre o sistema “Integração Lavoura e Pecuária” e ao mesmo tempo difundir as tecnologia aplicadas como forma de minimizar os custos na propriedade rural, que tem entre as atividades a produção de leite. 

O Dia de Campo acontecerá no Setor Santa Fé Rural a partir das 8 horas da manha na Chácara Ipê, onde no local foi desenvolvida uma unidade demonstrativa para atender os produtores rurais. O sistema integração lavoura-pecuária é uma das alternativas que consiste de diferentes sistemas produtivos de grãos, carne, leite e agroenergia, implantados na mesma área, em consórcio e em rotação com outras culturas, principalmente no plantio capim e grãos para silagem e a recuperação ou implantação de pastagens.

De acordo com o agrônomo responsável, Roberto Carvalho, o sistema que está sendo difundido visa principalmente o suprimento de alimento para o rebanho no período seco do ano, que vai de julho a setembro, os trabalhos na chácara tiveram início em dezembro do ano passado com a recuperação do solo. Em dois hectares foram produzidos capim e milho, que segundo Carvalho, rederam 30 toneladas e que vai garantir o alimento de 15 animais em lactação por um período de 100 dias. “Nosso objetivo é mostrar a viabilidade do sistema   a custos reduzidos e estabilidade produtiva”, disse Carvalho.

Saiba mais

A Integração Lavoura Pecuária começa com a correção química do solo e a  adubação para cultivo de lavouras que recuperam a fertilidade do solo. Isso aumenta a oferta de nutrientes para o pasto e, por conseguinte, o seu potencial de produção, reduz o consumo de agrotóxicos e racionaliza a utilização da mão de obra, em consequência, os custos de produção se reduzem.

As pastagens deixam quantidades apreciáveis de palha e de raízes no solo. Isso aumenta a quantidade de matéria orgânica, que é fundamental na melhoria da sua estrutura física. Ela também é fonte de nutrientes para os organismos do solo.

Como chegar: Chácara Ipê - Setor Santa Rural ao lado da Igreja Católica. (Secom Palmas)