Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira, 12, no auditório do Memorial Coluna Prestes, aconteceu o segundo ciclo de Seminários de Gestão Empresarial Estratégica e Responsabilidade Social. A iniciativa é promovida pelo Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Sesi-DN.

O Seminário Regional desmitificou e alinhou conceitos sobre a responsabilidade social. O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Tocantins (Sinduscon-TO) e o Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Estado do Tocantins (Seconci-TO) foram parceiros do evento.

Para o presidente do Sinduscon-TO, Bartolomé Alba Garcia, há muito a se realizar e o seminário servirá de inspiração. “Nós do Sinduscon e do Seconci Tocantins queremos contribuir com o desenvolvimento do setor, em demonstrar a importância e os bons resultados que estas ações trazem às empresas e a sociedade como um todo”.

A primeira palestra com o mestre em administração com especialidade na área de Responsabilidade Social, João Paulo Vergueiro, falou sobre Estratégia Empresarial e Responsabilidade Social na Indústria da Construção. “Em muitos lugares do país, o próprio cliente exige que a empresa tenha essas práticas de responsabilidade social. E as empresas que passam a realizar têm mais respeito perante a sociedade”, explanou.

A segunda palestrante da manhã, Cinthia Martins dos Santos, coordenadora de Meio Ambiente do Grupo Toctao e tecnóloga em Saneamento Ambiental, apresentou a Gestão da Responsabilidade Ambiental na empresa. “O grupo foi criado em 1997, em Goiânia, respeitando o Meio Ambiente e seus funcionários. Hoje, buscamos existir de uma forma saudável, com ações como, voluntariado, premiações por segurança, escolas nas obras, inclusão digital e melhoria do desempenho ambiental”, apresentou a tecnóloga.

Para o gerente executivo de negócios do Serviço Social da Indústria do Tocantins (SESI-TO), Aurivan de Castro, a gestão empresarial e responsabilidade social são assuntos que devem fazer parte da missão da indústria. “Não há outra forma de aumentar a competitividade da indústria, manter a perenidade e a lucratividade sem se preocupar com os aspectos ambientais, sociais e econômicos e de sustentabilidade das partes interessadas com as quais se relacionam”, reforçou.

O evento já passou pelo Distrito Federal e agora segue para Goiânia (16/03), Belo Horizonte (07/04), Salvador (09/04), Rio de Janeiro (14/04), Fortaleza (16/04) e Curitiba (23/04).