Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Juliano Ribeiro

Com programação elaborada para pesquisadores, extensionistas e técnicos, o Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro (Pró-Genética) realizou esta semana em Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerais um encontro para discutir temas como o cenário, perspectivas da bovinocultura comercial, sistema de produção de leite e bezerros de corte. O Tocantins participou do evento por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro).

Para a gerente de pecuária da Seagro que participou da programação, Érika Jardim, o pró–genética vai se integrar ao programa de melhoramento genético desenvolvido pelo governo do Estado para impactar rapidamente a melhoria de qualidade dos rebanhos do Tocantins. “Ainda podemos crescer aumentando nossa produtividade, com respeito às caraterísticas do nosso estado e as características dos nossos pequenos produtores”, explica a gerente.

Érika também adianta que durante a Agrotins deste ano será assinado um protocolo de intenção para a implantação do programa no Estado. “desta forma, além de disponibilizar a IATF, também teremos mais duas ferramentas à disposição dos nossos criadores: A feira de touros melhorados e o programa Pró-fêmeas que visa incentivar a criação de fêmeas meio sangue zebuíno e meio sangue taurino”, finaliza.

De acordo com gerente de melhoramento do Pró–Genética, Lauro Almeida, o objetivo do programa é aumentar a produtividade, competitividade e sustentabilidade da atividade pecuária do país, incentivando pequenos produtores rurais a utilizar animais geneticamente superiores no cruzamento. “É possível ter lucro com este modelo praticado aqui em Minas, a nossa pesquisa comprova cientificamente esta lucratividade”, explica o gerente.

O programa

O pró–genética foi criado em 2006 inicialmente no estado de Minas Gerais, por meio de uma parceria entre Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Secretaria de Agricultura de Minas Gerais (Epamig), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). (Ascom Seagro)